Obras de ampliação e reforma da Escola Municipal Lucia Moro estão a todo vapor

Publicado em: 10/10/2024 14:15 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Estudantes já desfrutam das novas estruturas

Localizada no Residencial Araucária, a Escola Municipal Lucia Moro está recebendo ampliação e reforma. O investimento é de mais de R$ 6,6 milhões, de recursos próprios do Município, e dobrará a capacidade de atendimento, que atualmente é de 380 crianças, passando para quase 800, do Infantil IV ao 5º ano (4 a 10 anos).

“As obras representam uma grande conquista para a comunidade da região, que cresceu significativamente nos últimos anos. Esta é uma realização pela qual lutamos muito e temos imensa expectativa e carinho, pois garantirá que mais 400 famílias contem com a educação pública, gratuita e de qualidade pertinho de onde moram”, afirma o prefeito, Marco Franzato.

A instituição de ensino, que até então possuía 1.212,63 m² de área, ganhou mais 1.846,6 m² e ainda receberá a reforma de 223,97m². “Para garantir a segurança e conforto dos estudantes durante a reforma da parte antiga, passamos as aulas para os novos blocos, cujas salas têm ar-condicionado, quadros modernos e projetores, além de acessibilidade e instalações com dimensões adequadas à faixa etária. Com a conclusão das obras, estaremos aptos a acolher novos alunos, o que deve acontecer já no início do ano letivo de 2025”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

O projeto de ampliação contempla passarelas cobertas; refeitório de 624,65 m²; mais sete salas no Bloco C e duas salas com dois banheiros no Bloco B; a criação do Bloco A, com sala dos professores, três salas de apoio pedagógico, biblioteca e uma sala de áudio e vídeo; espaço para horta; recreação com playground na areia; uma área coberta; e um estacionamento com 27 vagas. Além de setor de serviços, com uma ampla cozinha planejada, dois depósitos de secos e molhados, pré-lavagem de alimentos, local guarda de utensílios, copa, DML, vestiário e central de GLP.

Já a reforma abrange o Bloco Administrativo, com a integração da secretaria com a sala de arquivos, criação de um vestiário para os funcionários e a remodelagem do layout; reforma dos banheiros, com a redistribuição de boxes para ganho de mais unidades, sendo uma PNE; e remoção da cozinha. Pensando na sustentabilidade, está prevista, ainda, a captação de águas da chuva das calhas em cisternas, destinadas à lavagem dos pátios e pisos e à irrigação da horta e dos jardins.

“Em nome de nossa comunidade escolar, agradeço esses investimentos. Os estudantes estão muito entusiasmados, felizes com a nova estrutura. Estamos certos que essas melhorias refletirão positivamente na qualidade do ensino ofertado em nossa instituição”, ressaltou a diretora, Valéria Marangon Reis.