Empresas cianortenses doam calcário para o reflorestamento de áreas atingidas por queimadas

Publicado em: 11/10/2024 16:06 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O mês de agosto de 2024 foi marcado por incêndios ambientais de grandes proporções em Cianorte. Ao longo de seis dias (entre 18 e 23), o fogo atingiu, majoritariamente, propriedades particulares (84%), classificadas como Áreas de Preservação Permanente (APPs) e Reservas Legais, além de 26,65 hectares cujo domínio é municipal. Destes, 21,02 hectares compreendem áreas legalmente incorporadas ao Parque Municipal Cinturão Verde, porém não registradas no Cadastro Estadual de Unidades de Conservação – CEUC.

Com o objetivo de contribuir com a recuperação ambiental das regiões atingidas pela queimada, os grupos PL e Lavinorte repassaram à Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal, na última terça-feira (08), sete toneladas de calcário. O minério desempenha um papel crucial no reflorestamento de áreas incendiadas, principalmente na recuperação do solo e no restabelecimento de condições adequadas para o crescimento de novas plantas.

“Nossos agradecimentos às empresas, no ato representadas pela diretora jurídica da PL, Dyana Sanches, e pelo sócio-administrador da Lavinorte, Nilson de Lima. Essa atitude demonstra não só responsabilidade ambiental, mas também amor pela nossa cidade, que tem na sua floresta a sua maior riqueza. Além de corrigir a acidez, o calcário também atua no fortalecimento da estrutura do solo, tornando-o menos compacto e mais poroso, facilitando a infiltração de água e o desenvolvimento das raízes das plantas; na disponibilidade de nutrientes; e no aumento da atividade microbiana, essencial para a regeneração; acelerando o processo de reflorestamento e melhorando a resiliência das plantas reintroduzidas”, ressaltou a secretária da pasta, Daniella Carraro Parreiras, acompanhada do chefe da Divisão de Educação Ambiental, Michel Thomaz.

PLANO DE AÇÃO: A fim de recuperar a área danificada pelo incêndio, melhorando o solo, proporcionando condições ambientalmente adequadas para o desenvolvimento da flora e retorno da fauna ao local, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente protocolou junto ao Instituto Água e Terra (IAT) o Plano de Recuperação de Áreas Degradadas. O documento contém a avaliação do dano, o planejamento da recuperação e as medidas de monitoramento e prevenção para o futuro. Entre as ações previstas estão a análise e recuperação do solo; aquisição de insumos e ferramentas; plantio; e replantio (se necessário). O município aguarda a aprovação do órgão responsável para que as ações sejam iniciadas.