Programa Caixa d’Água Boa contempla 61 famílias cianortenses

Publicado em: 17/10/2024 16:13 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Um programa do Governo do Paraná e da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), que em Cianorte conta com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está garantindo o conforto e o abastecimento de água a 61 famílias do município. Trata-se do Caixa d’Água Boa que, desde segunda-feira (14), vem entregando uma caixa-d’água de 500 litros e um kit de instalação às famílias em situação de vulnerabilidade social que não possuem o reservatório na residência. Os contemplados recebem, ainda, capacitação para a instalação adequada e o subsídio financeiro de R$ 1 mil para a viabilização da iniciativa.

De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), todo imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. Essa recomendação garante o conforto e o abastecimento das pessoas durante interrupção no fornecimento, bem como em casos de manutenção ou melhoria da rede de abastecimento.

“Um levantamento feito pela Sanepar mostra que a cada cinco casas paranaenses, uma não tem caixa d’água. O equipamento está presente em moradias mais recentes e que passaram por vistoria da Prefeitura para liberação do Habite-se. Por isso, abraçamos esse programa. Nosso objetivo é proporcionar a melhoria das condições habitacionais das famílias cianortenses em situação de vulnerabilidade social”, destacou a secretária municipal de Assistência Social, Andressa da Silva Belo Safira. Os critérios utilizados para a seleção das famílias foram residir em domicílio abastecido pela Sanepar e que não possua caixa d’água; estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal; e possuir renda familiar de até meio salário-mínimo nacional por pessoa.