Abertas as inscrições para o Seminário Municipal de Acolhimento Familiar

Publicado em: 17/10/2024 10:15 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social promove, no dia 25 de outubro, das 8h às 18h, no auditório da UMFG, o Seminário Municipal de Acolhimento Familiar. Para participar, basta preencher formulário on-line, disponível no banner rotativo no site da Prefeitura de Cianorte (www.cianorte.pr.gov.br), ou diretamente no link https://forms.gle/VHAyA6E1zhdRoZHaA.

Na programação, as palestras “Acolhimento de crianças e adolescentes: Excepcionalidade e Brevidade”, com a psicóloga, Lucimaira Cabreira; “Acolhimento Familiar de Crianças e Adolescentes”, com o desembargador, Dr. Sérgio Luiz Kreuz, referência nacional no assunto; “Ciclos da Vida e especificidades do acolhimento de adolescentes”, com a psicóloga clínica e social, Andressa Pires; além da apresentação do Serviço de Acolhimento Familiar de Cianorte, pela equipe técnica.

“Convidamos a todos os interessados na temática para participarem dessa oportunidade de aprendizado e troca de experiências. O engajamento dos cianortenses é muito importante para proporcionarmos às crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco um atendimento de qualidade, individualizado, dentro de uma família, assim como a convivência comunitária, evitando, desta forma, a institucionalização e permitindo um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social”, afirmou a secretária da pasta, Andressa Belo Safira.

O SERVIÇO: O acolhimento familiar acontece em residências de famílias previamente cadastradas e preparadas para a função de cuidar e proteger crianças e adolescentes, de 0 à 18 anos, temporariamente afastados de suas famílias de origem, por decisão judicial, até que possam retornar ao convívio de seus familiares ou serem adotados.