Cemitério Municipal divulga calendário de preparativos para Finados

Publicado em: 17/10/2024 09:25 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com a proximidade de finados, celebrado em 02 de novembro, muitas famílias empenham-se para realizar adequações, reformas e limpezas nos jazigos de seus entes queridos. Para que a movimentação ocorra com tranquilidade, todos os anos a administração do Cemitério Municipal São Miguel estipula um calendário de ações.

Assim, em 2024, as famílias têm até o dia 26 de outubro para finalizar obras e providenciar a destinação correta dos resíduos. Entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro, será realizada a lavagem das ruas pela Prefeitura. Para isso, a entrada de veículos (carga e descarga) será limitada, das 15h às 19h. O dia 1º de novembro também é a data limite para a limpeza das sepulturas.

“Contamos com a colaboração de todos para que as obras sejam realizadas dentro do prazo, tudo ocorra com organização e nada atrapalhe a movimentação dos visitantes, que merecem esse momento de tranquilidade para relembrar a memória dos entes queridos”, solicita o administrador, Maicon Junior da Silva.

Atualmente, o Cemitério de Cianorte abriga aproximadamente 18 mil túmulos. No dia de Finados, o local funcionará em horário especial, das 6h às 19h, e são esperadas cerca de 40 mil pessoas. A tradicional missa está marcada para as 8h. A entrada de veículos será somente pela Rua Murici e saída pela Rua Grajaú, sendo permitidos 10 por vez. É proibida a entrada com vasos de flores embalados em plásticos ou recipientes que acumulem água, uma vez que servem de criadouros para o mosquito Aedes aegypti.

Os vendedores ambulantes não necessitam de cadastro para a comercialização de seus produtos. A exigência é respeitar o limite de espaço destinado para este fim, demarcado pela administração, de acordo com a distância mínima do portão central e das vagas de estacionamento.