Passeata busca chamar atenção para o Abril Azul, mês de conscientização sobre o TEA

Publicado em: 28/03/2024 14:42 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

No dia 6 de abril (sábado), Cianorte se une em uma importante mobilização para marcar o início do Abril Azul, mês dedicado à conscientização sobre o autismo. A partir das 8h30, a Praça João XXIII, do Santuário Eucarístico Diocesano (Igreja Matriz), será o ponto de partida para uma passeata com destino à Praça da República, em frente à Prefeitura Municipal

Organizada pela FAC (Famílias dos Autistas de Cianorte), a marcha tem como tema central "Valorize as capacidades e respeite os limites", buscando chamar a atenção dos cianortenses para a necessidade de entendimento, inclusão e reconhecimento das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ao chegar à Praça da República, os participantes encontrarão ações informativas, promovidas pelas secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, sobre como ter acesso aos serviços disponíveis para as pessoas com TEA, que incluem orientações sobre direitos, diagnóstico, tratamentos e auxílios. Todos são convidados a se juntar à mobilização, demonstrando apoio à causa.

PALESTRA – Os pais e familiares de crianças autistas são convidadas a participar da palestra “Pais & Filhos: como alinhar as expectativas e a realidade do desenvolvimento infantil”, ministrada pela psicóloga Giovana Zampieri, no dia 02 de abril (terça-feira), às 19h, no auditório da Prefeitura. A realização é da parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi) e a FAC.

ESCOLAS E CMEIs – O mês de conscientização sobre o autismo será tema de trabalhos nas salas de aula da rede municipal de ensino e, posteriormente, uma mostra das produções será exibida no Paço Municipal.