Concurso de poesias promete movimentar a produção literária na região

Publicado em: 22/03/2024 10:45 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A arte da escrita ganha destaque na Amenorte (Associação dos Municípios do Médio Noroeste do Paraná) com o lançamento do Concurso Cultural de Poesias “FESPAM – Declare seu amor ao município”. Promovido pela Comissão Técnica Consultiva Especial de Cultura da 4ª Regional de Cultura, em parceria com órgãos gestores de cultura do Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (CICENOP) e o apoio da Secretaria Estadual de Cultura do Paraná (SEEC/PR), o objetivo é estimular a criação poética e valorizar os talentos locais.

A iniciativa abrange as 12 cidades da Amenorte e oferece oportunidade para que as pessoas com idade a partir dos 9 anos expressem sua criatividade por meio da poesia, tendo como inspiração a história, fatos, lugares, paisagens e momentos marcantes de seus municípios. O regulamento completo está disponível pelo link: https://plenussistemas.dioenet.com.br/uploads/view/21421. A participação é gratuita e dividida em três categorias: Infantil (9 a 11 anos), Infantojuvenil (12 a 16 anos) e Adulto (acima de 16 anos).

Cada cidade realizará uma fase municipal. Em Cianorte, as inscrições começam nesta sexta-feira (22) e seguem até 19 de abril. Os interessados devem preencher o formulário on-line: https://forms.gle/F284LdxbG26Au6h78. Quem não possui acesso à internet pode se cadastrar pessoalmente, na sede da Secretaria Municipal de Cultura, que atende no segundo piso do Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Da fase municipal serão selecionados os colocados em primeiro lugar de cada categoria para representar suas cidades na etapa regional. Nessa última, que ocorrerá entre 6 e 20 de maio, serão escolhidos os três melhores de cada categoria. Todas as obras selecionadas (em ambas as fases) serão publicadas na Coletânea “Amor e Poesia – as belezas dos municípios da Amenorte”.

“Convidamos os cianortenses para que participem, garantindo uma ampla diversidade de estilos e visões da nossa terra”, destaca o secretário de Cultura, Evandro de Castro. O resultado final do concurso será revelado no dia 16 de junho, às 19h, durante a cerimônia de encerramento da 7ª Feira Literária de Cianorte (FLICIA), na Praça da República. Na ocasião, além do anúncio dos vencedores, que serão premiados por empresas locais, haverá a declamação das poesias finalistas e a realização de autógrafos.