Procon de Cianorte registra mais de quatro mil atendimentos em 2023

Publicado em: 08/01/2024 12:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Pautado pelo princípio da transparência, o Procon de Cianorte apresenta à comunidade um relatório detalhado das atividades realizadas de janeiro a dezembro de 2023. Em colaboração com o Ministério Público, Defensoria Pública, OAB – Subseção de Cianorte, Delegacia de Polícia Civil e ACIC, o órgão desempenhou um papel fundamental na defesa dos direitos dos consumidores.

Em termos de atendimentos, foram registradas 3.391 reclamações presenciais, sendo 42,72% (1.360) sobre compras em lojas físicas e on-line, cartões de crédito, serviços não prestados e outros; 32,28% (1.052) relacionadas a empresas de telefonia e internet; 13,53% (499) de problemas com instituições bancárias; 9,25% (373) para renegociação de dívidas e retirada da restrição no SERASA/SPC/SCPC e protestos; e 2,37% (107) sobre empréstimos consignados sem autorização.

Além disso, foram 157 reclamações registradas por meio do Procon Estadual e 663 pelo Nacional (www.consumidor.gov.br), totalizando 4.211 atendimentos a população de Cianorte e demais municípios da Amenorte. Cerca de 80% das queixas foram solucionadas por conciliação, 15% enviadas para resolução em Juízo e 5% encerradas por inexistência do direito ou desistência do consumidor envolvido.

Durante 2023, o Procon Municipal realizou diversas campanhas preventivas pela imprensa local e meios de comunicação da Prefeitura, alertando os consumidores sobre fraudes e precauções relacionadas às compras nas épocas comemorativas e pela internet. Palestras educativas foram ministradas em colégios e instituições da cidade, destacando-se as ocasiões com distribuição de cartilhas informativas sobre os direitos e deveres das pessoas idosas. O órgão também prestou relatórios aos poderes Executivo e Legislativo, além de promover a publicação de orientações e recomendações administrativas.

O diretor municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, William Martnez Batista, avalia que “o Procon está sempre atento às reclamações dos consumidores, graças ao bom trabalho da equipe disponibilizada no setor e à administração do prefeito, Marco Franzato. Para 2024, reiteramos nosso compromisso com a população e enfatizamos os desafios futuros, como levar atendimento aos bairros e a criação da macrorregião para implementação de consórcios públicos e convênios entre os municípios, conforme a Lei Complementar nº 192/2022, visando aprimorar o serviço prestado aos cidadãos”.

O Procon Municipal está localizado na Avenida Dr. José Roberto Furquim de Castro, 503, Salas 01/02, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, também pelos telefones (44) 3629-3022 / 3637-2840 / 3631-3044 ou 99117-9177, e e-mail: [email protected].