Pela primeira vez, em quase 20 anos da criação da Conferência Nacional de Cultura (CNC), Cianorte terá fazedores de cultura atuando como delegados estaduais. Erni Sieiro, representando o setorial de Patrimônio Histórico e Cultural; Nicolás Gonzales, o setorial de Ópera; e Juliana Maciel, suplente do setorial de Teatro, foram escolhidos entre as mais de 300 pessoas reunidas na etapa estadual, realizada nesta segunda e terça-feira (04 e 05), em Foz do Iguaçu.
Com o tema “Democracia e Direito à Cultura”, a Conferência Nacional de Cultura acontecerá em Brasília, de 04 a 08 de março de 2024. O evento reunirá delegados natos e delegados eleitos pelos estados brasileiros para tratar do Plano Nacional de Cultura e debater os eixos temáticos e setoriais. O objetivo deste encontro é unir governo e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas políticas públicas nos próximos anos.
“Ter três cianortenses, dentre os 27 paranaenses, representando não só a Capital do Vestuário, mas também toda a Amenorte, é muito importante. Isso demonstra não só o espaço que estamos conquistando no cenário cultural estadual, como também o comprometimento do Poder Público com o acesso à cultura e à participação social”, afirmou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.