Semana Cultural tem diversidade de atrações gratuitas

Publicado em: 21/11/2023 14:45 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O evento mais colorido de Cianorte está de volta: a Semana Cultural chega à sua 9ª edição, com 25 atrações, a partir dessa terça-feira (21). A estreia será em São Lourenço, às 19h, com contação de história por Edna Cristina, dança do Grand Ballet, apresentação do Instituto Amafil e de capoeira. Na quarta-feira (22), será a vez de Vidigal, também às 19h, com contação de história pela Lau Gallo, apresentação de dança e de carimbó com o Grupo Puro Agito. Ambas ocasiões serão nas praças centrais dos distritos.

Na quinta-feira (23), as atividades vão para o Ecomuseu (Avenida Dr. Roberto Furquim de Castro, 911), com o “Diálogo sobre a cultura: a importância da participação social na construção de uma cultura local”, conduzido pelo professor Dr. André Rosa, diretor de cultura da UEM. Na sexta-feira (24), ainda no Ecomuseu, serão realizadas duas sessões de contação de história, pela artista Marcinha Bonfin, às 10h e às 15h.

Já a partir de sábado (25), a programação toma conta da Praça da República (em frente a Prefeitura). As atividades têm início às 9h e são alusivas ao Dia da Consciência Negra (celebrado em 20 de novembro), por meio do apoio da Associação Corisco Capoeira, do Centro Palmares/PR e da Itaipu Binacional, que trazem diálogos de vivência com o Mestre Kandiero, oficinas de capoeira, instrumental, hip-hop e samba de corda; além de apresentação de dança de matriz africana, com o Grupo Puro Agito; e show do Pateta Código 43.

No domingo (26), às 9h, terá campeonato de cantigas de capoeira; às 14h, ritmos show case, com o grupo Kaboom Black Crew e convidados; às 18h, a peça teatral “O circo do senhor Bolacha”, da Cia de Teatro Boal; e, às 20h, show com a banda nacional Terra Celta. Na segunda-feira (27), às 19h, haverá música, seguida de apresentação da Rainha da Paz e show com a banda local The Walkins. Na terça-feira (28), encerrando a programação, às 20h, terá dança e capoeira, seguida de show de Rap, às 21h, com Matheus Biazolli.

“A Semana Cultural é um evento aberto ao público, que celebra a diversidade da área, presta visibilidade aos talentos locais e que promove o contato da população com produções brilhantes, proporcionando entretenimento, lazer, conhecimento, protagonismo e reflexão”, destaca o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro. “Tudo está sendo preparado com muito carinho para receber cada cianortense e visitante. Por isso, reforçamos o convite para que prestigiem a programação”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.