Suspensão de atendimento no CMEI Dona Flor

Publicado em: 17/11/2023 18:40 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que os casos de lesões de pele notificados pelo Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Flor, na quinta-feira (16), e que levaram ao fechamento da instituição de ensino para desinfecção nesta sexta-feira (17), seguem sendo acompanhados e as investigações acerca da origem estão em andamento.

Na tarde desta sexta-feira (17), o resultado de exames laboratoriais excluíram as suspeitas de impetigo bolhoso e escabiose (sarna) e confirmaram ser uma doença exantemática, ou seja, causada por infecção viral que, embora transmissível e contagiosa, não é grave, sendo comum entre o público infantil.

Diante disso, para controle do contágio, o CMEI Dona Flor permanecerá com o atendimento suspenso na segunda-feira (20), quando a situação será reavaliada. As crianças e servidores que estão com sintomas, como lesões avermelhadas na pele, devem buscar avaliação médica para o tratamento adequado. As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a UPA, que funciona 24 horas, estão à disposição para o atendimento.

ATUALIZAÇÃO – Nesta quinta-feira (14/12), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde, informa que recebeu os resultados de exames laboratoriais para desfecho do caso, pelos quais foi confirmado que o surto ocorrido no CMEI Dona Flor, em novembro deste ano, se tratou de uma doença viral, causada pelo COXSACKIEVÍRUS.

O Coxsackievirus pertence a um grupo chamado enterovírus, sendo comum em bebês e crianças em idade escolar. Em geral, como ocorre com outras infecções por vírus, a manifestação regride espontaneamente depois de alguns dias. Diante disso, nos casos identificados, os tratamentos sintomáticos foram efetivos.

A Secretaria Municipal de Saúde reitera que todas as medidas de prevenção e controle foram aplicadas, como limpeza adequada e demais protocolos de higiene. Reafirma portanto, o compromisso com o cuidado dos munícipes, bem como a responsabilidade com a transparência para com a população.