Municípios da Amenorte promovem a 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura

Publicado em: 26/10/2023 16:57 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Cianorte e as demais cidades que compõem a Amenorte (Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste) reuniram-se, na noite da última quarta-feira (25), no teatro Cândido Garcia (Unipar), na 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura. Com o tema “Democracia e direito à cultura”, o encontro promoveu o debate sobre as políticas públicas culturais, com ampla participação da sociedade. Na oportunidade, também foram eleitos os seis delegados que representarão a região na 4ª Conferência Estadual de Cultura.

Os participantes foram recebidos ao som de samba e chorinho, conduzido pelo Tiu Miza e convidados. Então, o secretário de Cultura de Cianorte e presidente da Câmara Técnica de Cultura do Cicenop/Amenorte, Evandro de Castro, cumprimentou os presentes e enfatizou o papel da conferência. Na sequência, o agente regional da Macrorregião Noroeste da Secretaria de Estado da Cultura, Cezar Felipe Cardoso Farias, ministrou a palestra magna. A programação contou, ainda, com trabalho em grupos e plenária.

“Esta foi uma importante oportunidade para reunir a sociedade e o poder público na análise de demandas e aperfeiçoamento das políticas públicas para o setor. Por isso, nossos agradecimentos a todos que se fizeram presentes, em especial aos artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais fazedores de cultura, que relataram suas experiências, opinaram e sugeriram mudanças”, destacou Evandro.

PRÉ-CONFERÊNCIAS: Na segunda (23) e terça-feira (24) Cianorte também promoveu suas pré-conferências da área. Os encontros foram no Ecomuseu do Cinturão Verde Mario Padial e contaram com os debates sobre os seis eixos temáticos da conferência: Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura; Democratização do acesso à cultura e Participação Social; Identidade, Patrimônio e Memória; Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural; Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e Direito às Artes e às Linguagens Digitais.