1ª Oficina: Jornadas Regionais aborda o turismo na IGR Cinturão Verde

Publicado em: 17/10/2023 16:56 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A terça-feira (17) foi de avanços para o turismo da Amenorte. Isso porque, foi realizada no auditório do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella a 1ª Oficina: Jornadas Regionais, organizada pela Secretaria de Estado do Turismo (SETU), com o apoio da Prefeitura de Cianorte. A iniciativa contemplou os membros da Instância de Governança Regional (IGR) Cinturão Verde – órgão que coordena, planeja e executa ações para o desenvolvimento do turismo na região. Entre os participantes estavam gestores municipais da IGR, instituições de ensino, agentes públicos e privados ligados às atividades turísticas e membros dos Conselhos Municipais de Turismo.

A oficina foi conduzida pelas assessoras do Núcleo de Regiões Turísticas, Alessandra de Paula Xavier e Sandra Maria Negrine Brizola, que abordaram a importância das Regiões Turísticas no Paraná e trataram sobre a elaboração dos Planos Operacionais do Paraná Turístico 2026. Na próxima sexta-feira (20), deverão ser realizadas visitas técnicas nos principais atrativos, analisando-os como potenciais turísticos.

Ao final dos trabalhos, o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, e o vice, João Alexandre Teixeira, receberam o broche de “Apoiadores do Turismo no Paraná”. Já o município foi certificado pelo Programa de Regionalização do Turismo e dos Interlocutores Estaduais do PRT como integrante do Mapa do Turismo Brasileiro.

“Seguimos a caminhada para a consolidação da nossa composição, que é responsável pela definição de prioridades, pela coordenação das decisões a serem tomadas, pelo planejamento e execução do processo de desenvolvimento do turismo na região. Por isso, agradecemos todos os participantes, em especial os representantes da SETU, que estão nos dando todo o apoio necessário”, destacou a coordenadora de Turismo de Cianorte, Ângela Carvalho, acompanhada da presidente IGR Cinturão Verde, Francieli Luzia Briga.

Também participaram da ocasião a coordenadora regional da SETU Maringá, Ana Maria Esteves Ferreira Assis Cavalheiro, acompanhada da turismóloga, Maria Fernanda Franzoi, do geógrafo, Saulo Gomach de Azevedo, e do engenheiro ambiental, Lucas Henrique Silvestrin Zani; e a chefe do Núcleo Regional de Turismo de Umuarama, Francine Martines.