Médicos da Atenção Primária à Saúde recebem capacitação sobre doenças respiratórias

Publicado em: 05/10/2023 15:43 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã da última quarta-feira (4), os médicos que atuam diretamente no cuidado dos pacientes assistidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) se reuniram, nas dependências do Hotel Goldman, para um treinamento sobre doenças respiratórias, ministrado pelo Dr. Rafael Cabrera Correa, pneumologista e Responsável Técnico pela equipe médica da Atenção Primária à Saúde (APS).

“A atualização periódica é necessária em todas as áreas, em especial nas de atendimento aos problemas com uma maior prevalência, como é o caso das doenças respiratórias”, afirmou Dr. Rafael. A ocasião abordou especificamente a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), com relação às mudanças recentes no tratamento e diagnóstico.

“Agradecemos a todos os envolvidos com essa iniciativa. As UBSs são a porta de entrada para o Sistema Único de Saúde, SUS, e sua principal característica é a proximidade com as pessoas. Por isso, a APS qualificada é de suma importância, evitando visitas desnecessárias ao serviço de urgência, internações e complicações”, destacou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.