Campanha Outubro Rosa terá ações de prevenção

Publicado em: 28/09/2023 14:49 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A prevenção dos cânceres de mama e de colo de útero ganhará um reforço especial no próximo mês. Isto porque, em decorrência da Outubro Rosa, uma série de atividades serão realizadas. O lançamento da programação acontece na próxima sexta-feira (06), com uma carreata. A concentração será às 15h30, na Praça da República (em frente a Prefeitura), e a saída às 16h. A participação é aberta à comunidade e os interessados deverão usar roupa de cor rosa.

No sábado (07), às 17h, também na Praça da República, haverá um Aulão de Dança. A ocasião será animada pela equipe da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. As inscrições serão na hora do evento, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que posteriormente será encaminhado a uma entidade do município.

Os exames preventivos serão realizados com horário marcado. No dia 07 de outubro, das 8h às 16h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Conjunto Marselha, Jardim Universidade, Setor 8, São Lourenço, Extensão, Vila 7 e Santa Mônica. Nesta data, os exames de imagem poderão ser realizados na Fundhospar e Unidade Radiológica, até as 12h. Já no dia 28 de outubro será nas UBSs Setor 4, Zona 2, Atlântico, Cianortinho, Vidigal, Morada do Sol e Setor 3. Os de imagem poderão ser feitos no Instituto Mafra, até as 15h30. As interessadas deverão realizar o agendamento na unidade mais próxima de sua residência. Empresas com mais de 10 mulheres que desejam levar uma equipe ao seu estabelecimento para realizar o preventivo podem entrar em contato com a Divisão de Atenção Básica a Saúde pelos telefones (44) 3619-0324, (44) 3619-0330 ou (44) 3619-0329.

Com o objetivo de ajudar na autoestima das mulheres, a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes promove, entre os dias 16 e 20 de outubro, das 14h às 17h, na própria sede (Rua Fernão Dias n°95, Zona 1), o Curso de Automaquiagem. As vagas são limitadas e as interessadas devem preencher formulário on-line até o dia 10 de outubro, disponível no site da Prefeitura, na aba da Secretaria (www.cianorte.pr.gov.br/mulher) ou diretamente pelo link https://forms.gle/UsrbmVNSeWkFPSPRA. Em caso de dúvidas ou confirmação da inscrição, entrar em contato pelo telefone (44) 3619-6383 ou (44) 9 9176-6983 (WhatsApp).

“O Outubro Rosa busca incentivar a prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento dos cânceres de mama e de colo de útero. Que esta campanha seja mais uma vez um marco na mobilização das mulheres quanto a necessidade de realizar periodicamente os exames preventivos, assim como de estarem atentas aos fatores de riscos para o desenvolvimento da doença”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio da Silva. Em Cianorte, a campanha é uma iniciativa da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Saúde e de Políticas Públicas para Mulheres, Crianças e Adolescentes; ACIC Mulher; Instituto Mafra; Unidade Radiológica; Unimed; Fundhospar e OAB.