Seminários reúnem profissionais e comunidade para tratar da prevenção ao suicídio

 

Publicado em: 12/09/2023 14:42 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Whatsapp

 

No mês de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, a Divisão de Saúde Mental, da Prefeitura de Cianorte, e o Curso de Psicologia, da Unipar, promoveram, na última segunda-feira (11), dois seminários. Intitulados “Para além de Setembro: saúde mental é responsabilidade de todos", os eventos foram gratuitos e aconteceram no Teatro Cândido Garcia (Unipar).

O primeiro, às 14h, voltado aos profissionais da rede de atenção, envolvendo trabalhadores da assistência, saúde e educação, inclusive da rede privada e dos demais municípios da 13ª Regional de Saúde. Já o segundo, às 19h, aberto à comunidade, especialmente pacientes, familiares e estudantes. As oportunidades foram abrilhantadas pelo psicólogo, Lucas Braibant Tomé Silva, especialista em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial, profissional do CAPS I e docente da Unipar; e pelo também psicólogo, Sérgio Bezerra Pinto Júnior, especialista em Psicanálise e mestre em Sociedade e Desenvolvimento, que atua no CAPS Infantil e coordena o curso de Psicologia da Unipar.

“O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo. Sabe-se que praticamente 100% dos casos são relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Pensando nisso, organizamos esses seminários para levar informações de qualidade aos participantes”, explicou a chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Santiago Leão, responsável pela gestão das duas unidades do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), adulto e infantojuvenil.

“Entendemos que o tema é muito amplo e que as pessoas passam por momentos que precisam de alerta e de apoio. Às vezes, uma palavra amiga pode salvar uma vida. Nosso desejo, enquanto gestores, é que esta ocasião seja de muito aprendizado e que reflita diretamente na preservação da vida daqueles que estão em sofrimento”, afirmou a diretora-geral da Secretaria Municipal de Saúde, Juliana Sato Lopes.

A psicóloga, Thaise Dantas, representando a 13ª Regional de Saúde, parabenizou a iniciativa. “Ações como esta renovam o compromisso dos profissionais da rede de atenção, que necessitam estar apostos de janeiro a janeiro, e criam um ambiente de conhecimento e esclarecimento, fazendo com que o Setembro Amarelo seja uma oportunidade para se tratar do tema suicídio de forma ampla e consciente”, disse.

AGENDA – A campanha segue, ao longo do mês, com mais atividades programadas. Além dos seminários, entre os dias 12 e 21 de setembro, haverá palestras de conscientização. No dia 21, às 19h, na Faculdade UMFG, os acadêmicos de psicologia participarão de um cine debate. Para o dia 23, está programada uma Caminhada de Conscientização, com saída às 9h, na Praça da Bíblia; e atividades na Rua de Lazer de Vidigal, às 13h30, no campo em frente ao CMEI Pequeno Príncipe, no distrito.