Pacientes do CAPSi visitam Museu de Paleontologia e Vale dos Dinossauros

Publicado em: 30/08/2023 15:58 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Uma viagem pela pré-história. Assim pode ser resumida a visita dos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi) a Cruzeiro do Oeste (PR), na última segunda-feira (28). Isto porque, o município, que fica a cerca de 60 km de distância de Cianorte, é ponto de referência do turismo científico no Brasil e na América do Sul, devido aos fósseis encontrados desde a década de 1970, que lhe conferiram o título de “Cidade dos Dinossauros”.

O grupo cianortense, composto por 30 crianças e adolescentes, com idade entre oito e 13 anos, esteve no Museu de Paleontologia Alexandre Gustavo Dobruski e no Vale dos Dinossauros. No primeiro, os visitantes puderam aprender sobre a vida e extinção, por meio dos fósseis do sítio arqueológico local, como os de pterossauros (répteis voadores pré-históricos) e do exemplar inédito no mundo, batizado de Vespersaurus paranaensis. Já no segundo, conferiram réplicas, algumas em tamanho real.

“Conhecer a história e riqueza científica de nossa região, por meio dessas exposições, foi uma experiência inesquecível, que ampliou horizontes, promoveu a socialização e o contato com a cultura. Agradecemos o apoio do CRAS, que colaborou com o transporte, e a Prefeitura de Cruzeiro do Oeste pela recepção”, destacou a chefe da Divisão de Saúde Mental, Amanda Santiago Leão.