Farmácia Popular tem novos medicamentos de uso contínuo gratuitos

Publicado em: 09/08/2023 14:26 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

As drogarias credenciadas no Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, estão com três novos remédios de uso contínuo e distribuição gratuita para controle das doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial: o Furosemida 40 mg comprimido, o Besilado de Anlodipino 5 mg comprimido e o Espironolactona 25 mg comprimido.

Em Cianorte, atualmente, são 17 farmácias cadastradas, localizadas em diversos bairros (confira a lista aqui), nas quais a população pode retirar medicação gratuitamente. Basta apresentar a prescrição médica válida, RG e CPF (ou a Carteira Nacional de Habilitação).

No total, o programa de distribuição de medicamentos, mantido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), conta com 23 remédios de fornecimento gratuito, utilizados no tratamento de asma, diabetes e doenças cardiovasculares. Já na modalidade de copagamento, que oferece descontos de até 90%, são 16 medicamentos e fralda geriátrica (confira a lista completa).

“É muito importante que a população esteja informada sobre onde e como ter acesso a medicações, em especial de uso contínuo, para que faça a retirada gratuita, garantindo a manutenção do tratamento correto e sem impacto do preço do remédio no orçamento familiar. Assim, orientamos os cianortenses para que confiram as listas e utilizem o Programa Farmácia Popular”, destaca o secretário municipal de Saúde, Neilson de Sousa.