Palestra alusiva ao Agosto Dourado aborda a amamentação

Publicado em: 02/08/2023 16:30 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

O Agosto Dourado é o mês escolhido para sensibilizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno para o desenvolvimento da criança. Com o objetivo de divulgar os benefícios desse alimento que de tão completo é considerado ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do projeto Gestar e Amar, promove a palestra “Amamentação”, no próximo dia 09 (quarta-feira). A iniciativa será às 19h30, no auditório da Prefeitura de Cianorte.

A participação é gratuita, mediante o preenchimento do formulário on-line disponível na página da Saúde, no site do município (www.cianorte.pr.gov.br/saude), ou diretamente pelo link https://forms.gle/oGpAKndMFPULiLaK7. Entre os assuntos que serão abordados pela enfermeira obstétrica, Sabrina Moro, e pela fonoaudióloga, Ana Claudia Cossich, estão a importância, os passos para amamentar e as principais intercorrências.

“A amamentação é um ato de amor, é doar-se para nutrir. O leite materno contém todos os nutrientes necessários para o bebê, prevenindo contra as alergias, diarreias, diabetes e hipertensão, além de proporcionar um vínculo lindo entre a mãe e o filho. Ainda reduz as chances da puérpera desenvolver câncer de mama e hemorragia puerperal. O leite não tem custo, é prático e na temperatura ideal. Porém, para que a amamentação transcorra sem intercorrências, precisamos preparar as gestantes, visto que esse momento requer cuidados e informação”, afirmou Sabrina.

A iniciativa integra um ciclo de palestras voltadas a gestantes e acompanhantes. Serão três encontros, no mês de agosto, às quartas-feiras, 19h30, no auditório da Prefeitura. Podem participar as futuras mamães, independente do pré-natal na rede pública ou privada, e um acompanhante cada, seja o pai da criança ou outra pessoa que estará presente no parto e pós-parto. Além da explanação sobre a amamentação, no dia 16 serão abordados os “Cuidados com o recém-nascido” e, no dia 23, o “Parto”.