Concurso premia o melhor café da Amenorte

Publicado em: 28/07/2023 15:06 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Parte da Feira de Agronegócios dos Produtores da Amenorte (FEAPAM), o 1º Concurso de Café Qualidade do Médio Noroeste, promovido na tarde da última quinta-feira (27), premiou os melhores cafés em qualidade bebida entre os produtores de Cianorte e região. A ocasião contou com a participação de 17 proprietários rurais, meeiros, arrendatários ou parceiros, com real comprovação de que desenvolvem atividade cafeeira no Médio Noroeste do Paraná. Os lotes foram compostos por 100% de café arábica.

O Concurso foi realizado em categoria única, mediante a entrega de uma amostra de dois quilos para todos os participantes e uma saca de 60 quilos por produtor para os cinco melhores cafés selecionados. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Agricultura de Cianorte, IDR - PR, Sindicato Rural e da Cafeteria Daleô, com o apoio da Cocamar, Viveiro de Mudas Jamaica, Representante Comercial Renato, Café Semeado, Meregefert, Aplictec, Max Contábil e WI Telecom.

“Nosso objetivo foi promover a integração entre os produtores, em um esforço conjunto pela melhoria e promoção da qualidade dos cafés, além de valorizar aqueles que tratam bem sua lavoura. Entre os participantes, temos 14 de Cianorte, dois de Terra Boa e um de São Tomé. Desses, nove são mulheres, sendo oito delas cianortenses, o que nos deixa muito felizes”, comentou o secretário municipal de Agricultura, Anízio Menarim Filho.

“Sabemos do potencial da cultura em nosso município, que já teve sua economia baseada na produção cafeeira. Por isso, criamos, em 2022, o Programa Municipal de Expansão e Qualificação da Cafeicultura que, com o apoio de vários órgãos parceiros, tem ofertado mudas e assistência técnica. No primeiro ano, foram distribuídas 125 mil mudas, atendendo a 42 produtores. Já neste segundo ano, estamos distribuindo mais de 125 mil mudas, a 31 produtores”, ressaltou prefeito, Marco Franzato.

O superintendente da Casa Civil, Junior Weiller, parabenizou a todos os envolvidos. “Ao fortalecer um setor agrícola, aumenta-se a produção, a renda, melhora-se a qualidade de vida no campo e promove-se a sucessão familiar, entre muitas outras vantagens. Parabéns aos mentores dessa iniciativa e aos participantes que mostraram que o café da Amenorte tem qualidade e está entre os melhores do Paraná”, disse.

VENCEDORES: 1º lugar: Rita de Oliveira Moura; 2º lugar: Marcia Sanches; 3º lugar: Rosinei Cotian Garcia; 4º lugar: Maurício Rezende; e 5º lugar: Santina Gonçalves.

PRÊMIOS: 1º lugar: R$ 2.000, 15 sacas de organomineral e um galão de 20 litros de adjuvante; 2º lugar: R$ 1.800,00, 10 sacas de organomineral e um galão de 5 litros de adjuvante; 3º lugar: R$ 1.600,00, 10 sacas de organomineral e um galão de 5 litros de adjuvante; 4º lugar: R$ 1.200,00, 10 sacas de organomineral e um galão de 5 litros de adjuvante; e 5º lugar: R$ 1.000,00, 5 sacas de organomineral e um galão de 5 litros de adjuvante. As mulheres que participaram receberam, ainda, flores e brindes.