Aniversário de 70 anos de Cianorte é marcado pelo tradicional desfile cívico

Publicado em: 27/07/2023 14:44 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã dessa quarta-feira (26), durante o tradicional desfile cívico em comemoração ao aniversário de Cianorte, que na ocasião completou 70 anos, o público pode conhecer um pouco mais da história da Capital do Vestuário. O cortejo, organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, contou com a participação de 46 delegações e reuniu milhares de expectadores, em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella.

A solenidade teve início com a condução da bandeira nacional, pela Guarda Bandeira composta pelos atiradores do Tiro de Guerra, para o hasteamento dos pavilhões, realizado pelo prefeito, Marco Franzato; pelo comandante do 8º Subgrupamento de Bombeiros Independente, Major Fernando Tratch; e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Pedrão. Após a execução dos hinos Nacional e de Cianorte, houve a fala das autoridades.

“Cianorte tem muitos motivos para comemorar. Apesar de ser uma cidade jovem, é pujante e referência em qualidade de vida e oportunidades. Isso graças ao seu povo, que trabalha, empreende e nos ajuda a construir um futuro promissor”, disse o prefeito, acompanhado pela primeira-dama, Valdete Barella Franzato. “Que esses 70 anos sejam um marco para novas conquistas e que o cianortense nunca deixe de acreditar num futuro cada vez melhor e próspero”, completou Pedrão. “Trago os parabéns do governador, Carlos Massa Ratinho Júnior, e os desejos de que essa cidade continue esta potência econômica, social e cultural”, afirmou o superintendente geral da Casa Civil, Junior Weiller.

Pela primeira vez, a marcha foi dividida em alas, que remetem a história do município: “Raízes de uma geração: pioneiros da cidade jardim”, “Cultura do café”, “Êxodo rural”, “Industrialização”, “Capital do Vestuário”, “Cidade árvore”, “Viva Cianorte” e o “Desfile Militar”. Os primeiros a desfilarem foram os pioneiros cianortenses, que adentraram no evento na réplica do primeiro ônibus do transporte coletivo, pertencente à Viação Cianorte. Participaram, ainda, representantes de instituições de ensino, clubes de serviço, conselhos, associações e outras organizações da sociedade civil e militar, atuantes nas mais diversas áreas como educação, esporte, cultura, lazer, assistência social e segurança; além das fanfarras.

“Nosso muito obrigado a cada um que tornou tão lindo este momento, que exalta a história do nosso município e reforça o orgulho de ser cianortense. Desejamos felicidades a todos nós, que nos esforçamos diariamente para o desenvolvimento de Cianorte”, destacou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro. Também prestigiaram a ocasião vereadores, chefes e representantes de órgãos estaduais, secretários municipais e militares.