Pioneiros cianortenses recebem homenagens pela passagem de seu dia

Publicado em: 25/07/2023 16:55 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

No dia 26 de julho comemora-se o aniversário da fundação de Cianorte e também o Dia do Pioneiro Cianortense. Para homenagear os primeiros moradores da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura promoveu um encontro, na manhã desta terça-feira (25), no Paço Municipal, marcado pelo saudosismo.

Na oportunidade, os pioneiros assistiram a um vídeo com relatos sobre os desafios dos anos iniciais do município. Então, a professora, advogada e escritora, Izaura Aparecida Tomaroli Varella, fez uma explanação sobre a sua obra “Sob as Sombras das Perobas da Minha Terra” que, por meio de registros históricos, conta a história da Capital do Vestuário de 1953 a 1973. Ao final, sorteou um exemplar. Um bate-papo descontraído relembrou momentos marcantes, engraçados e ocasiões de superação.

Após a roda de conversa, foi servido um café da manhã. “Somos gratos a cada pioneiro que se fez presente e enriqueceu esse momento. Valorizar o passado é mais do que uma questão cultural, é reconhecer a nossa própria identidade”, ressaltou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro, acompanhado da equipe.

“Cianorte só é uma cidade organizada e pujante, porque contou com pioneiros de vigor. São dezenas de homens e mulheres que arregaçaram as mangas e trabalharam pesado para que hoje pudéssemos colher os bons frutos. Por isso, a nossa gratidão”, afirmou o prefeito, Marco Franzato, acompanhado do presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão.