Secretaria Municipal de Educação lança revitalização do Expresso da Leitura

Publicado em: 25/07/2023 10:06 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A tarde da última segunda-feira (24) foi marcante para os alunos da Escola Municipal Jardim Aeroporto, em Cianorte. Isto porque, eles foram os primeiros a conferir a nova identidade visual do Expresso da Leitura, ônibus articulado que funciona como uma biblioteca itinerante e disponibiliza centenas de obras literárias adequadas para suas faixas etárias. O veículo, que é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, recebeu um investimento aproximado de R$ 35 mil, com novo envelopamento e outras melhorias internas.

“Nosso objetivo é fazer com que o Expresso seja sempre divertido e interessante para as crianças, despertando o prazer pela leitura. Por isso, ele está constantemente recebendo aperfeiçoamento. Projetamos a renovação do acervo para cada dois anos. Assim, no ano passado adquirimos 300 unidades e, em 2024 faremos a reposição”, explicou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon. Além das obras literárias, o articulado é equipado com ar condicionado, plataforma para cadeirante e mobiliário colorido e adaptado para os pequenos.

“É uma satisfação acompanhar o fascínio dos alunos ao estarem em contato com os livros. Investir na remodelação de um veículo como este é promover a educação e incentivar a cultura, e isso é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”, comentou o prefeito, Marco Franzato. Nos próximos dias, o Expresso da Leitura irá ‘rodar’ por todas as escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEIs).

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS - Os estudantes da Escola Municipal Jardim Aeroporto também puderam prestigiar a contação de histórias que encerra a 6ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA).Com apresentações às 9h e às 15h, artistas locais estão visitando as escolas municipais, levando narrativas com o objetivo principal de exercitar a fantasia e a imaginação. O cronograma segue até sexta-feira (28). “A criança que escuta histórias tem grande probabilidade de adquirir o hábito da leitura. Nosso objetivo é estimular nas crianças esse desejo de conhecer outros mundos através dos livros, pois sabemos que este é o caminho para transformá-los em cidadãos mais conscientes no futuro”, explicou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.