Rede municipal volta às aulas nesta segunda-feira. Profissionais tiveram capacitação

Publicado em: 21/07/2023 16:33 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Após duas semanas de recesso, as famosas “férias de julho”, os 6.400 alunos das 15 escolas municipais e os 1.800 dos 13 centros municipais de Educação Infantil (CMEIs) retornam às aulas nesta segunda-feira (24). Para recebê-los, a Secretaria Municipal de Educação promoveu uma série de capacitações aos mais de 900 servidores da pasta, em diferentes locais, com temáticas de acordo com a área de atuação de cada grupo.

Na última quinta-feira (20), os educadores infantis participaram das formações “Práticas pedagógicas para o desenvolvimento da fala” e “Práticas pedagógicas para o desenvolvimento motor”. Os professores de Língua Inglesa trabalharam “Neurociência e importância da segunda língua no currículo escolar, permeando a ética profissional”; já os docentes da Educação Especial, “Altas habilidades e superdotação: identificação e intervenção”; os professores de Ensino Religioso, “Educação socioemocional e uso do material didático de Ensino Religioso”; os professores de Tecnologia e Inovação, “Currículo de tecnologia e inovação”, e os professores de Educação Física, “Esportes de aventura no Ensino Fundamental I”.

Na sexta-feira (21), houve ciclo de palestras para todos os educadores, professores e equipes diretivas. Destaque para a participação da professora pioneira de Cianorte, Maria Egle Polito Mafra, que foi a primeira secretária municipal de Educação da cidade, e recebeu homenagem da atual administração. O momento contou com a presença de seus familiares, da pioneira Isaura Varella e da vereadora professora Neuza Casassa.

Também foi oficializada a entrega de 49 notebooks para as escolas municipais. Um investimento de R$ 295.799,28. A ocasião, ainda, tratou dos resultados e planejamento estratégico conforme o MasterPlan, além mudanças na legislação, como a nova lei estadual do ICMS, que vincula 10% do repasse ao desempenho da Educação.

“Agradecemos a cada um que participou. A formação dos docentes é a base para a escola de qualidade e o diálogo com a gestão é essencial para o progresso da educação em nossa cidade. Desejamos um ótimo retorno a todos e nos colocamos à disposição para tratar qualquer questão”, destacou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon.

MERENDA – Os profissionais responsáveis pela alimentação escolar também passaram por capacitação. A ocasião foi na última segunda-feira (17) e abordou as boas práticas na manipulação e higiene de produtos; as alergias alimentares, seus cuidados e especificidades; além da amamentação e diretrizes para os lactários.