Projeto Saúde Visual fornece primeiras unidades de óculos de grau

Publicado em: 21/07/2023 10:55 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na manhã da última quinta-feira (20), a aluna da Escola Municipal João Bueno de Godoy, do distrito de Vidigal, Sophia Moreira Silva, escolheu o seu primeiro óculos de grau. Apesar de sentir dificuldade há algum tempo, a menina de 10 anos só teve o diagnóstico após participar do projeto Saúde Visual. A iniciativa, que tem como objetivo detectar problemas de visão em crianças matriculadas nas escolas municipais, encaminhá-las para consulta médica e fornecer os óculos gratuitamente, teve início em abril, e já avaliou a acuidade visual de quase 700 estudantes.

Fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Lions Clube Cianorte, Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Cianorte, Secretaria Municipal de Saúde, Honorp e Mercadão dos Óculos, o projeto funciona da seguinte maneira: as crianças são avaliadas pelos estagiários do Curso Técnico em Enfermagem ou pelos profissionais do Honorp, que aplicam os testes de Jaeger e Snellen. Aquelas que apresentam algum tipo de dificuldade visual são encaminhadas para consulta com um oftalmologista e, caso seja necessária a aquisição de óculos, contam com o apoio do Lions Clube, que está doando 60 unidades, e do Mercadão dos Óculos, que fornecerá os demais acessórios.

“Disponibilizamos mais de 300 modelos para a escolha da criança. Fazemos todas as medições e, na maioria dos casos, a lente fica pronta em uma semana”, explicou o gerente da loja, Neto Godoy, juntamente dos proprietários Mônica Brambilla e Elton Gomes. Conforme o gerente técnico da Rede Mercadão dos Óculos, Fabrício Ronaldo Vieira, a iniciativa cianortense vem de encontro com o Projeto Olhares do Bem, desenvolvido em parceria com a Fundação Abrinq, que busca fornecer 1.000 unidades por ano para estudantes em vulnerabilidade social.

“Sabemos o quanto a visão influencia no dia a dia escolar, especialmente no processo de aprendizagem. Com testes simples e rápidos é possível descobrir alguns problemas e corrigi-los. Por isso, agradecemos a todos os envolvidos”, ressaltou a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, acompanhada da diretora geral, Shirley Scomparin, e pela diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti Peruci. Até o momento, o Saúde Visual contemplou 259 estudantes da Escola Municipal João Bueno de Godoy. Destes, 36 foram encaminhados para consulta e oito precisaram de óculos. Na Escola Municipal Jardim Aeroporto, o projeto está em andamento e já avaliou 435 crianças, sendo que 20 realizaram consultas oftalmológicas e cinco precisaram de óculos.

“Estou muito feliz por minha filha ser uma das beneficiadas. Ela vinha sofrendo desde o início do ano de dor de cabeça e coceira e vermelhidão nos olhos. Porém, não tínhamos condições de pagar uma consulta, nem os óculos. Agora ela poderá voltar a frequentar as aulas de informática”, comemorou a mãe de Sophia, Andressa Andreia Moreira. “É muito gratificante participar do Saúde Visual e saber que estamos contribuindo para a educação dessas crianças”, completou o presidente imediato do Lions Clube Cianorte, Josafat Carlos, citando o “Visão para Crianças”, programa de saúde oftalmológica do clube.