São Lourenço tem horta comunitária “Natureza de Deus”

Publicado em: 20/07/2023 16:06 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Contribuir para a geração de trabalho e renda, estimular a sustentabilidade ambiental, promover a alimentação saudável e a segurança alimentar, por meio da produção, comércio e consumo de vegetais in natura: estes são os objetivos da Prefeitura de Cianorte, por meio das secretarias municipais de Agricultura e de Assistência Social, em parceria com o Governo do Estado do Paraná, ao criar hortas comunitárias nos distritos. Ambas já estão em atividade, sendo que a São Lourenço foi oficialmente inaugurada na tarde da última quarta-feira (19). Vidigal será nos próximos dias.

“Esta é uma iniciativa inédita em nossos distritos, que trará benefícios sociais, financeiros e ambientais. Estamos felizes em vê-la se concretizando tão bem”, destacou o prefeito, Marco Franzato. Além de disponibilizar os terrenos, o Município investiu, até o momento, R$ 40 mil. Já o Estado, repassou R$ 130 mil para a criação das hortas comunitárias em São Lourenço e Vidigal, “pois o Governo do Paraná sabe do potencial de inclusão social e produtiva, criação de uma identidade coletiva e de acesso a alimentos saudáveis”, afirmou o chefe do escritório regional da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab), Francisco Cascardo Neto.

Também participaram da ocasião o subprefeito de São Lourenço, Brasilino Josué Perassoli; os secretários municipais Anízio Menarim Filho (Agricultura) e Aline Rosa Kist (Assistência Social); o presidente da Câmara Municipal, Wilson Pedrão, acompanhado do vereador Afonso Lima; o gerente regional do IDR/PR, Paulo Preto; a CEO da Amafil, Sandra Auzenir; os servidores responsáveis pela execução do projeto e as famílias contempladas.

O espaço, denominado de “Natureza de Deus”, tem 1.500 m² e fica no Residencial Manoel Ruiz, mais precisamente no lote institucional entre as ruas Jacutinga, Pedro Cassula e Bem-Te-Vi. A capacidade é para a produção de até 35 famílias, com um canteiro cada. Atualmente, a iniciativa conta com 20. Os interessados em participar devem procurar a subprefeitura do distrito, com os documentos pessoais (RG e CPF).

Os integrantes recebem sementes de hortaliças, itens para cuidados (mangueira, adubo e regador) e assistência técnica. Além disso, podem plantar outras culturas, como temperos e legumes, mas com as despesas custeadas pelo produtor e respeitando as regras, como cultivos que não atrapalhem o desenvolvimento do canteiro vizinho. A produção serve para consumo próprio e o excedente pode ser comercializado.