5ª Companhia Independente de Polícia Militar de Cianorte comemora nove anos de instalação

Publicado em: 19/07/2023 16:41 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A manhã desta quarta-feira (19) foi de comemorações na área de segurança pública em Cianorte. Isso, porque, o comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar (5ª CIPM) promoveu uma solenidade para celebrar os seus nove anos de instalação. A iniciativa foi nas dependências da Faculdade UMFG e contou com a presença de autoridades civis, oficiais, praças e representantes da imprensa. O evento enalteceu o trabalho desenvolvido pela corporação, bem como homenageou militares que se destacaram no desempenho de suas funções.

Criada em 04 de abril de 2014, a 5ª CIPM é responsável pelo policiamento ostensivo e pela preservação da ordem pública em sete municípios – Cianorte e seus distritos de Vidigal e São Lourenço, Terra Boa, Jussara, Japurá, São Tomé, Indianópolis e São Manoel do Paraná, atendendo uma população estimada de 130 mil habitantes. “As conquistas obtidas durante todos esses anos foram possíveis graças à autonomia adquirida pela Companhia. Os nossos policiais são profissionais que atuam compromissados com a defesa da vida, da integridade física e com a dignidade da pessoa humana”, afirmou o comandante da unidade, Major QOPM Wagner de Araújo, acompanhado do comandante do 3º Comando Regional, Coronel QOPM Ademar Carlos Paschoal.

A cerimônia teve início com a execução da Canção 10 de Agosto, hino oficial da PM-PR. Então, foi realizada a entrega da medalha “Tenente Coronel PM Joel Pinheiro”, criada para homenagear militares e autoridades civis que se destacam pelos serviços prestados à segurança pública, na área de abrangência da 5ª CIPM. Foram agraciados os prefeitos Marco Franzato (Cianorte), Juliano Trevisan (Indianópolis), Adriana Polizer (Japurá), Océlio leite (São Tomé), Robison Pedroso (Jussara) e Edimilson Moura (Terra Boa); o delegado-chefe da 21ª Subdivisão Policial de Cianorte, Dr. Jonas Eduardo do Amaral; o delegado adjunto, Dr. Carlos Gabriel Stecca; o Tenente Coronel PM RR José da Silva Melo; e o Cabo PM RR Manoel Aparecido Leite.

Já os militares da ativa que receberam a medalha foram: Coronel QOPM Rubens Garcez da Luz; Major QOPM Cláudio Roberto Longo da Silva; Major QOPM Aguinaldo Gentil de Alencar; Major QOBM Fernando Tratch; 1° Tenente QOPM Pedro Henrique da Cruz Hahn; 1° Tenente QOPM Mayara Naama Beatriz Gregarek; 2º Tenente QOPM Eduardo Cortez Urgniani; Cabo QOPM 1-0 Walquiria Bonilha da Silva; Cabo QOPM 1-0 Beatriz Justo Campezatti; Cabo QOPM 1-0 Rafael Barquilha Alonso; Soldado QOPM 1-0 Ingrid Nayara Rodrigues Ferreira; Soldado QOPM 1-0 Karla Graziela Prado Morais; Soldado QOPM 1-0 André Willian de Oliveira Andrade; Soldado QOPM 1-0 Sidnei Piedade; Soldado QOPM 1-0 Edvan Matheus De Almeida; e Soldado QOPM 1-0 William Manfre.

Também foram condecorados os Policiais Destaque do Mês de Junho: Flávia Fernanda da Silva Santos, Rogério de Oliveira Bezerra, Wiler Júnior Pereira e Diego Antonio Alves de Souza. Após a Leitura da Ordem do Dia e o pronunciamento das autoridades, houve o desfile da tropa em continência às autoridades e homenageados, sob comando do Capitão QOPM Fábio José de Freitas, seguido pelo desfile motorizado.

“Agradeço a homenagem e aproveito a oportunidade para parabenizar os nossos policiais pelo excelente trabalho desempenhado em Cianorte. Também coloco a administração municipal à disposição para somar esforços por uma cidade cada vez mais segura”, afirmou o prefeito, Marco Franzato. Também estavam presente o deputado federal, Sargento Fahur; o vice-prefeito, João Alexandre Teixeira; a vereadora, Marcia Pereira; o chefe de instrução do Tiro de Guerra de Cianorte (TG 05/011), subtenente José Raimundo Alves Sodré, acompanhado pelo instrutor, subtenente Guilha, e atiradores.