Cianorte tem baixo índice de infestação do mosquito da dengue

Publicado em: 13/07/2023 17:01 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou, nesta quinta-feira (13), o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado entre os dias 10 e 12 de julho, sendo o último do ano epidemiológico 2022/2023. A pesquisa aponta que a taxa de infestação do mosquito transmissor da dengue é de 0,1%, considerado de baixo risco. Os dados estão baseados na visita a 1.536 imóveis, escolhidos por sorteio aleatório, nos quais foram encontrados dois focos, sendo um na Zona 07 e outro na Zona 08.

“É importante ressaltar que, apesar do índice baixo, o cuidado deve ser mantido e constante para evitar o desenvolvimento do mosquito. É essencial que os cianortenses façam o monitoramento dos possíveis criadouros, como ralos, tambores, suportes de plantas, calhas e outros. A dengue deve ser combatida em todos os momentos”, destaca o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Marcos Antônio Rodrigues dos Santos.

BOLETIM – Desde o início do ano epidemiológico 2022/23, em agosto passado, Cianorte registra 981 notificações de casos suspeitos de dengue; 174 confirmações e nenhum óbito.