Conferência Municipal discute Segurança Alimentar e Nutricional

Publicado em: 11/07/2023 17:04 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta terça-feira (11), membros da sociedade civil, conselheiros, suplentes, representantes de entidades, gestores e o Poder Público reuniram-se, no auditório do Paço Municipal, para a IV Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, que teve como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”. A iniciativa é do Conselho Municipal (COMSEA), com o apoio das secretarias municipais de Agricultura, Assistência Social, Educação e Saúde.

Durante a solenidade de abertura, o chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (SEAB), Francisco Cascardo Neto, falou sobre os desafios da área, parabenizou o trabalho desempenhado na cidade e ressaltou a importância do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, principalmente no pós-pandemia. Já a secretária municipal de Assistência Social, Aline Rosa Kist, enfatizou o papel do Poder Público na garantia dos direitos básicos dos cidadãos, no que tange à alimentação. “Temos atuado fortemente na distribuição de cestas básicas, kits verdes, cartões Comida Boa e na promoção de ações para o incremento da renda familiar e, consequentemente, do acesso à alimentação adequada”, comentou.

Representando o prefeito de Cianorte, Marco Franzato, o secretário municipal de Agricultura, Anizio Menarim Filho, lembrou que a cidade conta com forças de vários órgãos na gestão das políticas públicas de segurança alimentar e enumerou algumas ações desenvolvidas pela administração municipal, como a modernização da horticultura, com a criação de 40 estufas em 2023; o cadastramento de Cianorte no sistema estadual do SUSAF; a implantação de hortas comunitárias em Vidigal e São Lourenço e apoio à implantada pelos Vicentinos; entre outros.

Encerrando o cerimonial, a presidente do COMSEA, Letícia Almancio Moreira, apresentou os membros do órgão, declarou a abertura dos trabalhos e, na sequência, conduziu a leitura do Regimento Interno e aprovação pela plenária. Após um momento cultural, a palestra magna foi ministrada por Marilze Brandão Assis, que possui uma extensa trajetória profissional na área. Na sequência, foram realizados os grupos de trabalho, plenária e discussão de eventuais moções, votação dos delegados para as conferências regional e estadual, encerramento e cooffe break.

O evento contou, ainda, com a presença da representante da Secretaria Municipal de Saúde, a chefe da Divisão de Controle, Regulação, Avaliação e Auditoria, Daniela da Graça de Oliveira; e da representante da Secretaria Municipal de Educação, a diretora-geral, Shirley Scomparin Ponciano da Silva.