X Concurso de Poesias premia alunos da rede municipal de ensino

Publicado em: 10/07/2023 14:13 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Fruto da parceria firmada entre as secretarias municipais de Educação e de Cultura, o Concurso de Poesias chegou, em 2023, à sua décima edição. A solenidade de premiação dos melhores trabalhos foi realizada na noite da última sexta-feira (07), na Câmara Municipal, como parte da programação da 6ª Festa Literária de Cianorte (FLICIA).

Com o tema “Cianorte 70 anos: Declare seu amor ao município”, o certame contou com as produções dos 809 alunos dos 5º anos da Rede Municipal de Ensino, dos quais foram selecionados 15 finalistas, honrados com medalhas, livros e caixas de bombons. Já os três primeiros colocados também receberam os prêmios: o primeiro lugar uma bicicleta aro 26; e o segundo e o terceiro lugares uma caixa de som JBL. A escola do aluno vencedor levou um troféu.

A poesia vencedora foi a intitulada “Amo esse lugar”, da estudante Ana Clara Pereira Stefane, da Escola Jorge Moreira da Silva, orientada pela professora Alini Garbelini Vinhais. O segundo lugar foi conquistado pelo aluno João Paulo Nunes de Moura, Escola Cecília Sato, da professora Patricia Francisco de Souza, com a poesia “Setenta anos de Cianorte”. Já o terceiro, ficou com Ana Caroline Pereira Postigo, da Escola Paula Dreer Nogueira, do professor Carlos Henrique Miranda Vieira, com o título “Cidade de paz”.

O secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro, representando o prefeito Marco Franzato, destacou a importância do concurso. “O objetivo é reforçar a prática da leitura, da escrita, da criação e da autoria, colaborando para a formação de cidadãos que valorizam a cultura, a literatura e a arte”, disse Evandro. Já a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon, agradeceu aos servidores da pasta. “Todos são dignos de reconhecimento. A dedicação com nossos pequenos é um diferencial e merece destaque. Podemos comprovar o sucesso deste concurso pelo alto nível das poesias produzidas por nossos alunos. Foi uma tarefa muito difícil para a comissão avaliadora escolher as que seriam premiadas”, revelou.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Pastor Dejair Barbosa Melo, acompanhado dos vereadores Márcia Pereira e Afonso Lima, enalteceu o empenho dos escritores mirins e professores na realização dos trabalhos. “É motivo de orgulho ver essas crianças produzindo obras tão bonitas e criativas. Nós, poder público e família, precisamos estar cada vez mais unidos em prol do desenvolvimento da educação”, concluiu. Também participaram da solenidade, o presidente da Academia de Letras de Cianorte, Lincoln Munhoz; o presidente do Lions Clube Sem Fronteiras, Osmar Luizeto; o presidente do Lions Clube Cianorte, Rodrigo Theodoro; professores, pais e alunos.

PARCEIROS: O X Concurso Municipal de Poesias de Cianorte contou com o apoio dos seguintes parceiros: Lions Clube Sem Fronteiras (bicicleta aro 26), B&F Agro (caixas de som JBL), Lions Clube Cianorte (caixas de bombons), Rock Burguer (lanches), Diva's Make Up (brinde), Tinelli Livrarias (livros), Alfa Livraria (livros), Professor Francisco Pinheiro (livro de sua autoria).

PIQUENIQUE LITERÁRIO: Na tarde da sexta-feira (07), os 15 finalistas do concurso participaram de um piquenique literário, na Biblioteca Municipal. Na ocasião, puderam conhecer o acervo e o museu presentes no espaço, conversar sobre a produção cultural, além de saborear lanches, frutas e outros quitutes.

Veja a poesia vencedora:

Amo esse lugar

Cianorte, Cianorte, cidade de extrema beleza.
Que ama dar amor para a natureza.
Quem vive aqui é muito feliz!
Constrói aqui sua raiz.

Cianorte, esse ano vai fazer 70 anos.
70 anos de amor e dedicação,
70 anos de paz e evolução,
70 anos de emoção!

O café deu lugar...
Uma nova geração nasceu,
e com isso o ramo da confecção,
cresceu e prevaleceu.

Cianorte começou do café.
A geada negra o estragou.
As confecções, o homem iniciou
e de geração em geração, ela passou.

Eu moro aqui desde que nasci, amo esse lugar
da ponta do pé até a ponta do nariz.
O Cinturão Verde é cheio de animais,
árvores, flores, amor e paz.

Amo esse lugar.

Aqui meus filhos, quero criar

Novas histórias, iniciar

e minha vida continuar.