Secretaria de Saúde promove grupos de atendimento nutricional

Publicado em: 01/06/2023 15:55 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A fim de ampliar a oferta de atendimento nutricional, a Secretaria Municipal de Saúde deu início, na noite da última quarta-feira (31), aos grupos de nutrição, em que os pacientes serão assistidos coletivamente. Além das orientações de nutricionistas, as turmas, formadas por até 15 pessoas, também contarão com o acompanhamento de psicólogo, enfermeiro e educador físico.

O cronograma é composto por oito encontros semanais, todas as quartas-feiras, às 19h, no auditório do Paço Municipal. “Estamos priorizando os pacientes das filas de espera de nutrição, que serão avisados por mensagem via WhatsApp ou ligação telefônica, respeitando a ordem de cadastro. Trabalharemos temas relacionados à reeducação alimentar, melhoria do peso, da qualidade de vida e da saúde”, explicou a nutricionista, Milena Costa.

Nas reuniões, também será entregue um exemplo de cardápio e realizada a avaliação corporal, conferindo o peso, a pressão arterial e a HGT (glicemia capilar). “Nossa expectativa é que, por meio dos grupos de nutrição, os pacientes consigam realizar boas escolhas nutricionais, resgatar a autoestima, prevenir e tratar comorbidades. Como são turmas pequenas, é possível a troca de experiências, socialização e o olhar individualizado, quando necessário”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Souza.