Luau para mães marca encerramento do Abril Azul

Publicado em: 03/05/2023 11:36 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A noite da última terça-feira (02) foi marcada pelo encerramento do Abril Azul, mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista, com um luau especial para as mães no Centro Pedagógico do Transtorno do Espectro Autista (CP-TEA). A ação teve por objetivo promover uma reflexão sobre o tema, o diálogo e a troca de experiências entre os familiares. Além disso, foram expostos trabalhos realizados pelos alunos das instituições de ensino da cidade.

Aproximadamente 35 mães participaram do momento, que contou com falas da médica pediatra com atenção no desenvolvimento neurológico infantil, Dra. Sumaya Jorge Schmitz, e de Thaylaine Souza Pereira Bruno, mãe de um aluno do CP-TEA, sobre “A maternidade e o Transtorno do Espectro Autista”. Ao final, houve confraternização, com lanche e sorteio de brindes.

“Realizar ações com a família e com a sociedade é trabalhar a respeito da inclusão das pessoas que possuem TEA e propor soluções importantes para avançarmos no atendimento”, disse a secretária municipal de Educação, Jakeline Plácido Marcon. Já a diretora de Planejamento Estratégico e Políticas Públicas Educacionais, Juliana Turetti, agradeceu a presença de todas, “estamos estudando outros momentos como esse para fomentar a sensibilização da sociedade e apoiar as famílias”, reforçou.

Com o tema “Mais informação, menos preconceito”, a Campanha Abril Azul em Cianorte foi promovida pela Prefeitura, com o apoio de órgãos estaduais, clínicas privadas, membros da sociedade civil organizada e familiares de autistas. A programação contou com passeata, atividades sensoriais, sessão de cinema adaptada, pedalada e simpósio, abrangendo toda população, desde o público infantil aos profissionais de saúde, educação e assistência social.