População é convidada a opinar sobre a mobilidade urbana de Cianorte

Publicado em: 19/04/2023 09:40 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Consulta pública busca sugestões dos usuários das vias

Com o objetivo de identificar as percepções e as situações vivenciadas pelos cidadãos cianortenses em seus deslocamentos diários, seja por motivo de trabalho, estudo, lazer, compras ou outros, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, lançou, nesta semana, uma consulta pública para subsidiar a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob). Para participar, basta acessar o formulário disponível na página da Diretoria de Trânsito Diretran (www.cianorte.pr.gov.br/diretran), botão "Formulário", ou diretamente o link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdqMNYHzhKp4MZIfxSkGLwHIjRXoCh9LdsZT01JUHzMtau8Yg/viewform.

"No último dia 13, realizamos o lançamento oficial dos trabalhos de elaboração do PlanMob, em audiência pública. Agora, a empresa contratada fará pesquisas e levantamentos. Simultaneamente, precisamos ouvir a comunidade para compreendermos os reais problemas de mobilidade existentes. Como estas questões envolvem usuários das vias urbanas, independente do meio de transporte que utilizam, convidamos a todos para opinarem", ressaltou a secretária da pasta, Mariana Affonço.

O PlanMob deverá conter o planejamento de ações estratégicas para implantação imediata e também no prazo de cinco, dez e vinte anos, além de apontar a infraestrutura e recursos materiais e humanos necessários para viabilizar a efetiva melhoria dos deslocamentos de pessoas e bens. O documento, ainda, é uma exigência do Governo Federal para o repasse de recursos.

Estima-se que o processo de elaboração das diretrizes contemple a coleta de dados, análises, diagnósticos, prognósticos e alternativas estudadas e escolhidas, organizadas em um documento formal, com a memória e a expressão final do plano. Para subsidiar o cidadão, também foi disponibilizado o Plano de Trabalho na página da Diretran na internet.