Unidades Básicas de Saúde atendem para vacinação neste sábado

Publicado em: 14/04/2023 11:21 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Os cianortenses têm um importante compromisso com a prevenção em saúde neste sábado (15): o Dia D de vacinação contra a Influenza (gripe), a Covid-19 e as demais doenças que possuem imunização gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, que inclui os distritos de Vidigal e São Lourenço, vão prestar atendimento das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.

Pela manhã, o Zé Gotinha, símbolo da imunização no Brasil, fará o tradicional passeio pela cidade, com o apoio do Corpo de Bombeiros, para chamar a atenção para a campanha. Também como forma de incentivar o comparecimento da população, todos que forem vacinados, a partir deste sábado de mobilização até o dia 28 de abril, concorrerão ao sorteio de uma bicicleta.

“São mais de 20 vacinas disponibilizadas gratuitamente pelo SUS nas UBSs, com recomendações e orientações específicas para bebês, crianças, adolescentes, adultos, gestantes e idosos. Por isso, pedimos para que os cianortenses compareçam a unidade mais próxima da residência e coloquem a imunização em dia. Não deixem que doenças preveníveis, algumas já erradicadas no Brasil e com risco de retorno, assolem nossa cidade. A vacinação é um ato coletivo e de amor”, destaca o secretário municipal de Saúde, Neilson Etanio de Sousa.

Confira os grupos prioritários e o esquema vacinal para cada idade:

Influenza (gripe): idosos (60 anos acima); trabalhadores da saúde; crianças de seis meses a menores de seis anos; gestantes; puérperas (pós-parto de até 45 dias); povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades ou deficiência permanente; caminhoneiros, trabalhadores portuários e do transporte coletivo rodoviário; forças armadas, de segurança e salvamento; funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes em medidas socioeducativas.

Covid-19: 1ª dose, 2ª dose, 3ª dose ou dose de reforço. Pfizer Baby (crianças de seis meses a menores de 5 anos); Pfizer Pediátrica (de cinco a 12 anos); de 12 a 18 anos; de 18 anos acima.

Bivalente para Covid-19: idosos (60 anos acima); pessoas vivendo em instituições de longa permanência e funcionários; indígenas, ribeirinhos e quilombolas (a partir dos 12 anos); gestantes e puérperas (até 45 dias de pós-parto); trabalhadores da saúde; pessoas com deficiência permanente (a partir dos 12 anos); população privada de liberdade, adolescentes em medidas socioeducativas e funcionários do Sistema de Privação de Liberdade; pessoas com comorbidades (a partir dos 12 anos).

BCG: ao nascer
Hepatite B: ao nascer
Pentavalente: aos 02 meses, 04 meses e 06 meses
Poliomielite: aos 02 meses, 04 meses e 06 meses
Pólio oral: com 01 ano e 3 meses
Rotavírus: com 2 meses e aos 04 meses
Pneumo 10: com 02 meses, 04 meses e 01 ano.
Meningo C: com 03 meses, aos 05 meses e com 01 ano.
Febre amarela: com 9 meses e aos 04 anos
Tríplice viral: com 01 ano