Ação de combate ao escorpião amarelo visita 297 imóveis na Zona 03

Publicado em: 03/04/2023 17:10 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Em Cianorte, a tarde do último sábado (1º) foi destinada ao controle e monitoramento do escorpião amarelo (Tityus serrulatus) na Zona 03. Uma mobilização da Secretaria Municipal de Saúde, que envolveu o Setor de Vigilância Sanitária e os Agentes de Combate às Endemias, realizou a busca ativa em 297 imóveis, além de prestar orientações aos moradores. A ação resultou na captura de seis amostras do animal peçonhento.

A região foi o alvo da ação uma vez que, em inquérito realizado pelo Setor de Combate às Endemias, foi a que apresentou o maior índice de infestação domiciliar, chegando a 19,47%. “Encontramos diversas situações que favorecem o aparecimento do escorpião amarelo, como o mal acondicionamento de lixo, de recicláveis e de materiais de construção, como tijolos, telhas e madeira, tanto em imóveis habitados quanto em terrenos baldios. Por isso, pedimos a colaboração dos moradores e proprietários”, destacou o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Marcos Rodrigues dos Santos.

Assim, entre as orientações para evitar a proliferação do animal, as equipes salientaram a importância da limpeza; da roçada; do correto acondicionamento de resíduos; da aplicação de telas em ralos; entre outras. Em caso de acidente com escorpião, o membro atingido pela picada deve ser colocado em posição mais elevada em relação ao corpo e a pessoa encaminhada rapidamente para a UPA. Mais informações podem ser obtidas no Setor de Vigilância Sanitária pelos telefones 3619-0320 ou 3619-0328.