Projeto realizará testes de acuidade visual em alunos das escolas municipais

Publicado em: 28/03/2023 16:58 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Um importante projeto renasce em Cianorte. Trata-se do Saúde Visual, fruto da parceria firmada entre a Secretaria Municipal de Educação, professoras da Sala de Recursos Multifuncionais, área de Deficiência Visual da Escola Municipal Liomar Gomes, o Lions Clube Cianorte e o Curso Técnico em Enfermagem do Colégio Estadual Cianorte.

O objetivo do projeto é detectar problemas de visão em crianças matriculadas nas escolas municipais, por meio da aplicação dos testes de Jaeger e Snellen. Para isso, os alunos do curso técnico participaram de uma capacitação, na última semana, ministrada pelo enfermeiro e professor, Luan Felipe Moraes, na Unipar. Na oportunidade, o presidente do Lions Clube Cianorte, Josafat Carlos, falou sobre o “Visão para Crianças”, maior programa de saúde oftalmológica baseado em escolas, que mobiliza Leões e profissionais para fornecer serviços abrangentes de atendimento oftalmológico em todo o mundo.

Após a avaliação das crianças, aquelas que apresentarem algum tipo de dificuldade visual serão encaminhadas para consulta com um oftalmologista e, caso seja necessária a aquisição de óculos, contarão com o apoio do Lions Clube. As primeiras testagens serão na segunda-feira (03 de abril), na Escola Municipal João Bueno de Godoy, em Vidigal.

“Sabemos o quanto a visão influencia no dia a dia. Com testes simples e rápidos é possível descobrir alguns problemas e corrigi-los. Por isso, a Secretaria Municipal de Educação dedica total apoio ao Saúde Visual, já que quanto mais precocemente forem detectados, menos tempo a criança sofrerá um atraso no processo de aprendizagem”, ressaltou a secretária da pasta, Jakeline Plácido Marcon.

OS TESTES

O teste de acuidade visual é o exame mais utilizado para apontar a nitidez com que uma pessoa consegue enxergar. Ele é capaz de detectar problemas de visão, como miopia, astigmatismo e hipermetropia em pacientes de todas as idades.

Na Tabela de Snellen, o paciente fica a uma distância de seis metros de um quadro formado por linhas com letras que vão reduzindo de tamanho. O avaliador passará por cada uma das linhas, perguntando ao paciente que letras ele enxerga. Já a tabela de leitura para teste de perto, também conhecida como modelo Jaeger, deve ser posicionada a cerca de 37cm, e o paciente deve ser capaz de enxergar bem a linha J1.