Cartões do programa “Passe Livre” começam a ser emitidos pela Viação Cianorte

Publicado em: 19/12/2022 17:01 | Fonte/Agência: Secretaria de Comunicação Social

Cadastros podem ser feitos na sede da concessionária ou no Terminal Central, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Não há custo

A partir de 2023, o transporte público coletivo em Cianorte será gratuito para toda a população. Para usufruir deste direito, os usuários deverão apresentar um cartão eletrônico ao adentrar aos ônibus. O cadastro está sendo realizado na sede da Viação Cianorte (Av. Allan Kardec, 298), assim como no Terminal Central (Avenida Brasil, 203), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h30 às 17h. Basta apresentar um documento com foto e um comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora.

A primeira impressão não tem custo. Caso o usuário precise de segunda via, haverá cobrança de R$ 8. Sem o cartão, o preço do bilhete será de R$ 5. Cidadãos de outros municípios que trabalham na Capital do Vestuário também têm o direito de utilizar o transporte gratuito, sendo necessário, além dos documentos citados, apresentar um comprovante do local de trabalho (holerite ou carteira de trabalho). O Passe Livre, que é financiado pela Prefeitura, garantirá a gratuidade da passagem por todos os bairros de Cianorte e na linha até Vidigal.

De acordo com o prefeito, Marco Franzato, este é um programa para revolucionar a mobilidade na cidade, assegurando o direito de ir e vir a todos os cidadãos. “Seja para trabalhar ou visitar alguém. Todos terão a garantia de se locomover livremente, com segurança e qualidade. A tarifa gratuita do transporte público é uma tendência nacional”, pontua. Segundo ele, com o Passe Livre, “novas linhas serão disponibilizadas e o serviço será acompanhado ainda mais de perto para atender a população com dignidade”, afirma.

Para os usuários que já utilizam o cartão, não é necessária a atualização imediata, pois o mesmo continuará tendo validade. “Faremos gradativamente a substituição desses dispositivos. Nosso objetivo é que até junho de 2023 todos os usuários estejam com a nova versão”, comenta o proprietário da Viação Cianorte, Milton Gurginski. Crianças acima de 10 anos e idosos também precisarão apresentar o dispositivo. As linhas e horários para o ano que vem já foram restruturados pela empresa e estão disponíveis no arquivo abaixo.