Clubes do Rotary doam aparelhos de hemodiálise à Nefroclínica

 

Publicado em: 08/05/2017 00:00

Whatsapp

 

Três novos equipamentos são voltados ao tratamento de pacientes com insuficiência renal

A união entre os clubes do Rotary de Cianorte – Rotary Cianorte, Cinturão Verde e Furquim de Castro -; de Rondon; de Terra Boa e de Santa Maria de Los Angeles, no Chile, culminou na noite da última sexta-feira (05), na entrega de três máquinas de hemodiálise e 16 banquetas auxiliares para a Nefroclínica, órgão que pertence à Santa Casa de Cianorte. Os equipamentos, que complementarão os serviços já prestados pela fundação hospitalar, custaram em torno de R$ 289 mil e serão utilizados para a limpeza e filtragem do sangue de pessoas com insuficiência renal.

De acordo com a médica, Mariana Pin de Andrade, que trabalha no local, as máquinas facilitarão o tratamento dos pacientes. “Elas são modernas e mais rápidas, desgastando em menor grau os pacientes. Ainda, entre as facilidades, elas proporcionam a aferição sistemática dos resultados obtidos com o tratamento. Com as que possuímos até então essa verificação só é possível semanalmente”, analisou. Somadas às antigas, o centro de hemodiálise, que atende moradores de Cianorte e da região, passa a operar com 20 utensílios como esses.

O presidente da Santa Casa, Gilmar Célio, agradeceu o gesto dos clubes de serviço. “Temos feito todo o possível para que o atendimento aos usuários com complicações renais seja, cada vez mais, eficaz em Cianorte com serviços médicos especializados e a melhoria na estrutura. Certamente, esta iniciativa contribuirá para que essa busca pela excelência nos tratamentos seja alcançada. Em nome de todos os pacientes”, declarou.

O prefeito de Cianorte, Bongiorno, relatou a situação delicada do Hospital que se deparou ao assumir a gestão municipal. “A Santa Casa, em geral, estava com dificuldade, cenário que conseguimos reverter com muito trabalho e dedicação. Atualmente, os pacientes que precisam de hemodiálise não apenas contam com um local que dispõe de profissionais qualificados, mas também com o transporte adequado e uma estrutura moderna”, apontou.

“Mais do que repassando três máquinas de diálise, estamos disponibilizando 26 rins temporários”, apontou o coordenador da Fundação Rotaria e governador distrital, Antônio Carlos Cardoso. Segundo ele, o número apontado se justifica pelo tempo médio do uso do equipamento por paciente, que dura de quatro a seis horas, podendo ser utilizado diariamente ou com um intervalo de tempo maior. “Espero que, em breve, assim como mencionou um dos companheiros, consigamos efetivar uma nova campanha para, desta vez, incentivar a doação de órgãos”, salientou.

As máquinas foram adquiridas pelo Projeto de Subsídio Global do Rotary Internacional e contaram com o apoio da Fundação Rotaria. “É uma alegria muito grande ver as contribuições acontecerem diariamente e conseguirmos transformá-las em projetos duradouros e sustentáveis como o de hoje”, afirmou o presidente da Comissão da Fundação Rotaria do Distrito 4630, Renato Tavares.

A formalidade contou com depoimento da paciente Claudia Gabriel da Silva, com o descerramento da placa de entrega e com a benção ecumênica proferida pelo pastor Edson Werle e pelo Padre Audinei Carreira. Também prestigiaram a entrega o vice-prefeito de Cianorte, Beto Nabhan; o prefeito de Rondon, Ailton Valotto; o governador do Rotary Internacional, Renato Yurk Ribeiro; o coordenador do Rotary para o estado do Paraná, José Claudiney Rocco; o coordenador assistente da Fundação Rotaria, Flavio Aparecido Zunta; e demais autoridades.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.