O mês de novembro é marcado pelo evento de vendas Black Friday, caracterizado por grandes descontos e promoções especiais para incentivar as compras de fim de ano. Para evitar qualquer tipo de inconveniente, o Procon de Cianorte adverte quanto alguns cuidados que o consumidor precisa ter, com a finalidade de garantir mais segurança em suas compras e não cair em fraudes.
“O básico é acompanhar os preços dos produtos que se pretende comprar nas semanas anteriores, para saber se o valor na Black Friday significa mesmo uma boa promoção. Outra dica é guardar o folheto ou fazer um printscreen com as informações do produto, como valor, link, nome da empresa, data e hora em que foi feita a pesquisa. Dessa forma, é possível conferir se a oferta realmente foi cumprida”, comentou o diretor do Procon, William Martnez Batista.
Confira mais cuidados que o consumidor precisa tomar durante promoções:
- Fique de olho na publicidade/propaganda enganosa – Ocorre quando o comerciante eleva o valor dos ítens na véspera da Black Friday para simular um possível desconto. Portanto, acompanhe o preço do produto para ter certeza de que realmente o valor abaixou.
- Planeje e liste os produtos que precisa ou deseja – Através da pesquisa de preços em lojas online e físicas, identificando as melhores ofertas e conferindo os descontos para não agir por impulso e gastar mais do que pode. Com dinheiro na mão, vale a pena pedir descontos ainda maiores para pagamento à vista.
- Fique atento ao preço e à forma de pagamento – Observando se o preço está discriminado à vista ou a prazo e, neste caso, se o anúncio informa o montante total parcelado, o valor das parcelas e a periodicidade delas. Importante destacar que se houver incidência de juros e acréscimos legais, estes precisam constar no anúncio.
- Observe o prazo de entrega – O prazo da entrega e o valor do frete sempre deverão ser informados antes da conclusão da compra, sob o risco de gerar a expectativa de “pronta entrega” por parte do consumidor, principalmente no final de ano.
- Fique de olho no prazo de garantia do produto – Os ítens comprados em liquidações e peças de mostruários têm os mesmos prazos de garantia previstos em lei que os demais, sendo possível reclamar, em até 30 dias, de problemas aparentes em produtos não-duráveis; e para itens duráveis, o prazo é de 90 dias. A exceção é quando o consumidor assume o risco de adquirir produto com a ressalva “vendido no estado em que se encontra”.
- Atenção quanto a troca de produtos sem defeito – O fornecedor não tem obrigação nenhuma de trocar, se não for combinado antes, pois o Princípio do Arrependimento só é válido para compras fora do estabelecimento comercial (internet, telefones ou correlatos). Nestes casos, o consumidor possui sete dias para desistir da compra, contados a partir do recebimento do produto.
- Quanto a existência de canais de relacionamento com o fornecedor – A partir do Decreto nº 7.962/2013, essa prática passou a ser obrigatória e ela faz com que o consumidor não fique desamparado em nenhum momento, demonstrando se a loja que está na internet é falsa ou não.
- Precauções quanto aos golpes online – Cuidado com os links recebidos de redes sociais, aplicativos de mensagens e e-mails, pois ao acessá-los o consumidor pode cair num site ou loja falsos. Os golpes mais comuns são os de phishing, quando enviam links maliciosos, nos quais páginas falsas se passam por sites de vendas online, com valores de produtos muito abaixo do mercado, tendo como objetivo roubar dados de cartão de crédito ou causar maiores prejuízos financeiros às vítimas.
É importante verificar se a loja virtual tem CNPJ, endereço e telefone de contato. Em caso de dúvidas quanto ao link acessado, o consumidor pode checar a confiabilidade no site https://www.psafe.com/dfndr.lab/pt-br/. Uma vez elaborada a compra online, evite o pagamento por PIX. Mas se assim preferir, confira o destinatário recebedor. Procure pagar via boleto, conferindo os detalhes do beneficiário e do pagador. Sempre exija e guarde a nota fiscal e o número do seu pedido. Faça um print quando o pedido for feito com sucesso. Esses documentos vão facilitar sua reclamação, caso tenha algum problema.
Por fim, o Procon orienta a sempre desconfiar de preços muito abaixo, pois estes podem constituir fraude, devendo sempre refletir antes da compra para não se endividar e realizar um péssimo negócio. No caso de qualquer eventualidade, procure o Procon de Cianorte, na Av. José Roberto Furquim de Castro, 503 – salas 01/02, ou pelos telefones 3629-3022/ 3637-2840/ 3631-3044 ou 99117-9177.