Autismo

   O que é o TEA?

O Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) ou autismo, é um transtorno do neurodesenvolvimento que traz prejuízos na comunicação e interação social e no comportamento da pessoa.
Portanto, pode interferir na forma como ela percebe o mundo ao redor e interage com os outros, ocasionando esses desafios sociais.
O autismo trata-se de uma condição crônica, de uma deficiência neurológica, e não de uma doença.
 
  Sinais comuns: 
  • Dificuldades na interação social
  • Atraso no desenvolvimento da fala
  • Dificuldade em fazer contato visual
  • Dificuldades em iniciar ou manter uma conversa
  • Ecolalias
  • Dificuldades em entender comunicação não verbal (gestos, expressões facial, entre outras)
  • Movimentos motores repetitivos (balançar de mãos, do corpo)
  • Dificuldades sensoriais (Hipo ou Hipersensibilidade)
  • Resistência à mudanças.

  Níveis

O autismo pode ser classificado conforme o nível de necessidade de suporte da pessoa, sendo considerados três níveis: nível 1 ( conhecido como “autismo leve”), nível 2 (conhecido como “autismo moderado”) e nível 3 (conhecido como “autismo severo”).

  Como é realizado o diagnóstico?

O diagnóstico do TEA é clínico, ou seja, não há exames de imagem ou de laboratório que confirmem o autismo. Isso significa que, para certificar se uma pessoa é autista, o médico especialista (neurologista ou psiquiatra) observa o comportamento do paciente e analisa informações coletadas com as pessoas que convivem com ele. 

(FONTE: Neuroconecta)

  Onde procurar ajuda em Cianorte?

- Saúde:

Na área da Saúde, os pais podem procurar por atendimento junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro em que mora, que fará os encaminhamentos necessários; ou no Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (CAPSI), localizado na Rua Ipiranga, 84.

- Educação:

Os atendimentos na área da Educação têm início na Escola ou no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI). Ao suspeitar que a criança possui TEA, a equipe pedagógica direciona o caso para a Secretaria Municipal de Educação, que realiza os encaminhamentos. Após ser confirmado o diagnóstico, a criança passa por avaliação pedagógica e, se necessário, passa a ser assistida na Sala de Recursos Multifuncionais, no contraturno escolar, podendo ter acompanhamento de um Professor de Atendimento Educacional Especializado- PAEE (conforme critérios estabelecidos pela Instrução Municipal º 10/2023 - SME e pela Instrução Normativa nº 001/2016 - SEED/SUED).

- Assistência Social:

A Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) disponibiliza atendimento por meio de seus órgãos: Cras I e II; Centro de Convivência Conviver e Unidade de Atendimento de São Lourenço; Unidade de Atendimento de Vidigal; Creas; Serviço de Acolhimento Familiar; Divisão de Ações Comunitárias; e Estação do Ofício. A SMAS encaminha a família com criança com TEA para avaliação técnica e, caso atenda requisitos, poderá receber benefícios eventuais. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social também auxilia as famílias que já possuem laudo de TEA, iniciando o processo de requisição da Carteirinha do Autista.

  Campanha Abril Azul 2024

O Abril Azul é o mês dedicado ao reforço da conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Em Cianorte, a Prefeitura, junto a parceiros, como a FAC (Família dos Autistas de Cianorte), preparou uma programação especial para apresentar e discutir os meios de estimulação e inclusão das pessoas com autismo, tanto no ambiente escolar quanto na sociedade em geral. Confira:

PALESTRA – Os pais e familiares de crianças autistas são convidadas a participar da palestra “Pais & Filhos: como alinhar as expectativas e a realidade do desenvolvimento infantil”, ministrada pela psicóloga Giovana Zampieri, no dia 02 de abril (terça-feira), às 19h, no auditório da Prefeitura. A realização é da parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial (CAPSi) e a FAC.

PASSEATA – Organizada pela FAC (Famílias dos Autistas de Cianorte), com o apoio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, a passeata "Valorize as capacidades e respeite os limites" está marcada para o dia 06 de abril (sábado). O ponto de partida é a Praça João XXIII, do Santuário Eucarístico Diocesano (Igreja Matriz), às 8h30, com destino à Praça da República, em frente à Prefeitura Municipal.  Na chegada, os participantes encontrarão ações informativas sobre como ter acesso aos serviços disponíveis para as pessoas com TEA, que incluem orientações sobre direitos, diagnóstico, tratamentos e auxílios. Todos são convidados a se juntar à mobilização, demonstrando apoio à causa.

CIPTEA - De 8 a 11 de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social promove um mutirão para  a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), das 13h30 às 17h, no Cras I (Praça Olímpica Marcos Danilo Padilha, 236 – Zona 04) e no CRAS II (Rua Capixingui, 75 – Jardim Alto da Cidade).

ESCOLAS E CMEIs – O mês de conscientização sobre o autismo será tema de trabalhos nas salas de aula da rede municipal de ensino e, posteriormente, uma mostra das produções será exibida no Paço Municipal.