Abrigo temporário contra o frio reforça atendimento às pessoas em situação de rua

Publicado em: 29/05/2024 15:53 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com a queda na temperatura, o reforço das ações de acolhimento às pessoas em situação de rua começou mais cedo este ano em Cianorte. Desde a última sexta-feira (24), o Serviço de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Assistência Social conta com um abrigo temporário contra o frio, que oferece pernoite, das 19h às 7h, com a disponibilização de colchão, roupa de cama, cobertores e banho quente.

A estrutura foi montada em um imóvel do município e recebe as pessoas acolhidas pelo Plantão do Serviço de Abordagem Social durante as buscas ativas pelos espaços públicos da cidade ou pela indicação por parte da população que, ao encontrar alguém em situação de rua, pode acionar a equipe pelo telefone (44) 99118-8217.

Para pernoitar, o acolhido não precisa deixar seu animal de estimação, pois o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Bem Estar Animal garante casinhas e ração no local. “É importante lembrar que o abrigo provisório é uma ação de reforço às já existentes, específica para o período de frio. No município, há toda uma rede de atendimento contínuo, como o CREAS, o Caper e a Casa da Sopa, além de programas governamentais”, destaca a secretária da pasta, Andressa Belo Safira.

SERVIÇOS CONTÍNUOS – Por meio de Termo de Colaboração firmado com o Centro de Apoio à População em Estado de Rua - Caper, o município oferta, de forma continuada, 39 vagas na Casa de Passagem, onde as pessoas em situação de rua podem pernoitar; fazer três refeições e ter cuidados com higiene pessoal; além de acesso a atendimentos técnicos especializados e a atividades diversas, com o objetivo da promoção social. Já na Casa da Sopa, também por meio de Termo de Colaboração, são garantidas 50 vagas por dia para almoço, de segunda a sexta-feira, além de marmitas aos sábados. A entidade oferece, ainda, banho, café e roupas limpas.