Obras do Hospital Irmã Benigna são retomadas

Publicado em: 17/04/2024 16:34 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Depois de alterações no projeto e um novo processo licitatório, foram retomadas, nesta semana, as obras de construção do Hospital Irmã Benigna. A empresa contratada, Endeal Engenharia e Construções Ltda, de Curitiba, estima que a segunda e última etapa, avaliada em R$ 62.783.056,31, seja concluída em 18 meses. Para a execução, foi firmado convênio para repasse de R$ 30 milhões do Governo do Paraná e os demais R$ 32,7 milhões são de contrapartida do município.

Entre os serviços previstos para a conclusão do empreendimento estão paredes em geral; pavimentação externa; revestimentos; esquadrias; pinturas; equipamentos sanitários; acabamentos; áreas molhadas; instalações elétricas, hidrossanitárias, de gás liquefeito de petróleo (GLP) e de gás medicinal; climatização; sistema de combate a incêndio; grupo motor gerador; elevadores e monta-cargas; câmara fria (resfriados e congelados); mobiliário urbano; paisagismo, mobiliário interno (serviço especializado); comunicação visual; entre outros.

“Esta é uma obra muito esperada, tanto pela população de Cianorte quanto de toda a região, uma vez que, ao entrar em operação, o Irmã Benigna proporcionará um atendimento mais qualificado e humanizado para mais de 135 mil habitantes dos 11 municípios de abrangência da 13ª Regional de Saúde”, afirmou o prefeito, Marco Franzato.

O hospital terá uma área total de 12,5 mil metros quadrados. A unidade contará com clínicas médicas, pediatria, maternidade, salas de cirurgias eletivas, de urgência e emergência. A instituição será composta por térreo e mais quatro pavimentos, comportando 242 leitos, incluindo enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e neonatal. O empreendimento também terá ressonância magnética, tomografia, mamografia, raio-x, endoscopia e ultrassonografia.