CTA atende em horário estendido para testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C

Publicado em: 25/11/2022 15:54 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Na próxima semana, entre a segunda-feira (28) e quinta-feira (1º), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) atende em horário estendido para a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 20h, na Travessa Itororó, nº 400 (proximidades da UBS Extensão). Para realizar os exames, não é necessário agendamento, basta apresentar um documento com foto. O processo é sigiloso e os resultados saem em até 30 minutos.

“O horário de atendimento estendido visa oportunizar o acesso das pessoas que têm dificuldade de comparecer durante o expediente e acabam postergando ou não encontrando tempo para realizar os testes e, consequentemente, cuidar da saúde. Assim, orientamos para que aproveitem a oportunidade e tirem as dúvidas. Quando mais cedo a infecção for detectada, é melhor para o tratamento e evita a transmissão”, recomenda a secretária municipal de Saúde, Rebeca Galacci.

“Os testes rápidos são indicados para as pessoas que possuem vida sexual ativa, principalmente para as que não utilizam preservativo em todas as relações. São necessárias apenas algumas gotas de sangue. Não é preciso estar em jejum ou qualquer outro preparatório. Em caso de confirmação, é realizado o direcionamento ao tratamento adequado”, destaca o chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Marcos Antônio Rodrigues dos Santos.