Com o tema “Emergência Climática, o desafio da transformação ecológica”, a 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente (CMMA) de Cianorte promoveu o debate de propostas e estratégias de combate e adaptação às mudanças do clima, com foco voltado para o município. A iniciativa aconteceu em duas noites, nessa terça e quarta-feira (10 e 11), no Ecomuseu do Cinturão Verde Mario Padial.
As discussões seguiram cinco eixos temáticos, sendo três deles abordados no primeiro dia (Mitigação; Adaptação e Preparação para Desastres; e Transformação Ecológica) e os outros dois foram pauta da conferência no segundo dia (Justiça Climática e Governança e Educação Ambiental). “Para cada um dos eixos foram convidados palestrantes com expertise na área, a fim de trazer apontamentos sobre o assunto e nortear a definição das propostas municipais. O objetivo principal da conferência, além de colocar a pauta ambiental em foco, foi a definição dos delegados municipais que representarão Cianorte na Conferência Estadual do Meio Ambiente, em 2025, e também a elaboração de duas propostas de ações para cada um dos eixos”, explicou o chefe da Divisão de Meio Ambiente, Leandro Conti Garcia.
Os delegados eleitos foram Franciele Alves Gonçalves, Josemara Marques dos Reis, Jesse da Silva Leite, Evaristo Kuchla Nogueira Marcondes e Noelia Gabriely Chavez Martinez. “As conferências são espaços democráticos de discussão e busca de soluções. Agradecemos a todos que participaram e contribuíram com ideias para tornar nossa cidade, bem como o estado e o país, cada vez mais sustentável, evitando o desequilíbrio ambiental e as suas consequências”, ressaltou a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniella Carraro Parreiras.