Evento é alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra e ao Dia Municipal do Hip Hop
A Praça da República será palco dos "Atos Ubuntu - Eu sou porque nós somos", nesta quarta-feira (20). O evento celebrará o Dia Nacional da Consciência Negra e o Dia Municipal do Hip Hop, reunindo diversas atividades culturais no palco principal, além de feira de artesanato e vila gastronômica.
O cronograma tem início às 18h, com Atos Urbanos, em que os presentes poderão acompanhar uma sessão de grafitagem ao vivo, com uma mostra de talentos dos artistas locais. Às 18h15, os Atos Culturais tomam o palco com um animado Samba de Roda e choro, garantindo uma atmosfera animada. Em seguida, às 18h45, os Atos de Saberes e Tradições acontecem com uma Roda de Capoeira, reunindo grupos locais e regionais.
Às 19h15, os Atos Sociais ganham destaque com uma Mesa Redonda intitulada "Vozes da Liderança: O Poder da Representatividade", contando com a presença de lideranças negras de Cianorte. Às 20h, os Atos de Resistência se apresentam com o show de Santana Rap, acompanhado por convidados ilustres como Paulista FDT, DJ Thiago Portho, J. do Morro e K4ZE MC. Por fim, às 21h30, os Atos de Persistência encerram o evento com o show do cantor e MC, Dow Raiz.
“O conceito de Ubuntu vem da filosofia africana que enfatiza a ideia de que nos humanizamos por meio dos demais e de que a humanidade é um todo inseparável, onde cada indivíduo desempenha um papel essencial. Assim, esta iniciativa é uma oportunidade para celebrar a diversidade, combater o racismo e o preconceito, valorizando a contribuição da cultura africana para nossa gente. O evento também marca a Semana Municipal do Hip Hop de Cianorte, comemorada anualmente na semana do dia 20 de novembro, instituído como o Dia Municipal do Hip Hop (Lei Nº 5.520/2023)”, explicou o secretário municipal de Cultura, Evandro de Castro.
TRÂNSITO: Por conta dos Atos Ubuntu, na quarta-feira (20), haverá a interdição de trânsito da Travessa Prof. Antônio Graciano Trentin, trecho entre o Paço Municipal e a Avenida Santa Catarina (lateral da Câmara Municipal), a partir das 12h. A interdição seguirá mesmo após o evento, devido aos preparativos e realização dos Encantos de Natal, que se iniciam na sequência. A reabertura do trecho está marcada para as 23h do dia 23 de dezembro.