Construindo um currículo de qualidade: A importância da alfabetização

 

Publicado em: 14/11/2024 08:43 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

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Uma conversa com a Dra. Lígia Márcia Martins

 

No Dia Municipal da Alfabetização, comemorado anualmente em 14 de novembro (Lei nº 5.309/2021), conversamos com a Dra. Lígia Márcia Martins, professora de grande renome no país, sobre a importância da leitura e da escrita no processo de aprendizagem e também sobre a construção de um currículo para as instituições de ensino de Cianorte.

Lígia é Doutora em Educação, professora, pesquisadora e autora de vários livros na área. Devido à sua vasta experiência e conhecimento, tem prestado assessoria, com subsídios teóricos e metodológicos, na elaboração do Currículo da Educação Infantil e do Ensino Fundamental – Anos Iniciais do município. O documento normatizará as práticas educacionais e orientará o trabalho dos educadores, garantindo aos estudantes os conhecimentos necessários para uma formação de qualidade.

Embora seja construído a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do Currículo Estadual, o Currículo de Cianorte levará em conta especificidades e terá metodologia e proposta pedagógica adequadas ao contexto da cidade. Conforme Dra. Lígia, o processo de aprendizagem “precisa estar organizado, sequencial, para que possamos obter os resultados que almejamos, que é a qualidade do desenvolvimento dos nossos alunos. E nesse sentido, então, é que a feitura de um currículo, tanto para a Educação Infantil, quanto para as séries iniciais do Ensino Fundamental, se impõe como uma necessidade”.

A especialista ressaltou que um dos desafios assumidos pela Administração Municipal é o de que as instituições escolares atuem em rede. “O currículo é um documento que visa promover a unidade no trabalho pedagógico dos processos de ensino e aprendizagem para todas as crianças. Ele está sendo projetado por profissionais que conhecem a realidade e a trazem para o processo educativo. Isto reverbera na aprendizagem, na didática e nas práticas pedagógicas que os professores vão assumir dentro das suas escolas”, ressaltou.

A autora explicou que a alfabetização é o cume da educação escolar. “É muito mais do que a capacidade da pessoa para ler e escrever, codificar letrinhas. Isso, porque o processo de alfabetização promove a leitura do mundo, o acesso à cultura sistematizada. É muito comum ouvirmos uma relação mais direta entre alfabetização e os dois anos iniciais do Ensino Fundamental. Todavia, pesquisas recentes apontam que o processo de alfabetização começa quando aprendemos a falar. Então a linguagem oral é a esteira da linguagem escrita. Nós não podemos dissociar esses dois processos, que são neurológicos, psicofísicos e que marcam o desenvolvimento infantil. Daí toda a importância do forte investimento pedagógico na Educação Infantil, que até recentemente era concebida muito mais como um equipamento de assistência à família do que um espaço institucional educativo, que prima pela promoção do desenvolvimento integral da criança”, defendeu.

Dra. Lígia concluiu que “uma criança que chega no Ensino Fundamental com capacidades linguísticas verdadeiramente desenvolvidas, não atravessará dificuldades no processo de alfabetização. Então, há que se reconhecer que, embora nós tenhamos a materialização do processo de alfabetização nos anos iniciais do Fundamental, este é um momento no qual estamos, via de regra, colhendo os primeiros frutos de um forte investimento que deve ser feito por anterioridade a esses anos”.

Assista a entrevista completa no canal da Prefeitura no Youtube: @prefeituradecianorte, com acesso direto pelo link https://youtu.be/S7hkvDGZlFo.

A AUTORA: Dra. Lígia Márcia Martins é graduada em Psicologia, mestre em Psicologia e doutora em Educação. Autora de livros, dentre os quais se destacam: O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar; As perspectivas construtivista e histórico-crítica sobre o desenvolvimento da escrita; A alfabetização sob enfoque histórico-crítico: contribuições didáticas; Fundamentos da didática histórico-crítica; Palavra Escrita Vida Registrada em Letras; Periodização histórico-cultural do desenvolvimento psíquico: do nascimento à velhice; além de inúmeros capítulos de livros e artigos científicos. Também é professora aposentada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp Bauru e Araraquara, tendo atuado nos cursos de graduação em Psicologia e pós-graduação em Educação Escolar.

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