Como a alimentação adequada auxilia na recuperação da dengue?

Publicado em: 26/04/2024 11:22 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Com o aumento do número de casos de dengue em todo o país, o projeto Cianorte Mais Saudável, promovido pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, traz neste mês informações sobre como a alimentação adequada pode auxiliar na recuperação da doença e no fortalecimento do sistema imunológico.

O primeiro dos aspectos mais importantes a serem considerados é a hidratação. Isto porque, devido aos sintomas de febre, suor, diarreia e vômito, as pessoas com dengue precisam de um aporte aumentado de água, devendo consumir cerca de 50 ml por quilo de peso por dia. O ideal para alguém com 60 quilos, por exemplo, é a ingestão de três litros a cada 24 horas, de maneira fracionada e constante.

A orientação é dar preferência a água pura, mas a hidratação pode ser complementada com o consumo de outros líquidos, como o soro de reidratação, a água de coco, sucos naturais, isotônicos, misturas de frutas e legumes, chás de ervas, entre outros, que auxiliam na eliminação de toxinas do corpo.

Além disso, é recomendado fazer refeições leves e frequentes ao longo do dia para evitar a sobrecarga do sistema digestivo. Não há uma dieta específica para dengue. Porém, é interessante incluir fontes saudáveis de proteína, como peixes, aves, ovos e leguminosas, para ajudar na reparação e regeneração dos tecidos.

Quanto aos carboidratos, é indicado optar por receitas energéticas, como sopas, caldos, purês, sucos de frutas e mistos com legumes. Cuidar da alimentação durante o enfrentamento à doença é fundamental para uma recuperação mais rápida, assim como sempre seguir as orientações médicas.

Nutricionistas
Isamara Povoa CRN - 8 1824