A Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, vem trabalhando na implantação de sistemas para desburocratizar e agilizar o método de aprovação de projetos arquitetônicos, além de facilitar o acesso a dados a diferentes profissionais. O Agiliza Obra, programa que permite a tramitação dos processos on-line, e o Georreferenciamento, que reúne coordenadas geográficas, levantamento topográfico e informações de áreas urbanas e rurais do município, já funcionam em forma de teste.
“Nossa intenção é ter uma cidade inteligente, utilizando a tecnologia para a integração de dados e planejamento das ações, melhorando o dia a dia dos munícipes. E esses dois sistemas são parte das ações programadas”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Urbano, Mariana Affonço.
Com o Agiliza Obra, o profissional técnico poderá protocolar projetos arquitetônicos e acompanhar todo o prosseguimento, sem precisar deixar seu escritório. A princípio, serão aceitos apenas os que forem de uma única modalidade, ou seja, só de construção ou reforma, por exemplo. Assim, conforme os profissionais forem se adaptando ao sistema, serão incorporadas as demais modalidades. A estimativa é que o Agiliza Obra esteja em pleno funcionamento em maio de 2024.
Já com o Georreferenciamento, a população terá acesso a dados como a cobertura aerofotogramétrica e levantamento fotográfico terrestre multidirecional (360°) de todos os logradouros, ambos do perímetro urbano e rural; a atualização e vetorização das bases cartográficas urbana e rural; estruturação e atualização do Cadastro Técnico Municipal (CTM), incluindo foto de fachada das edificações, visita in loco e reclassificação do padrão construtivo; entre outros.
“O Georreferenciamento afeta praticamente todos os cidadãos, uma vez que as informações levantadas poderão ajudar a encontrar soluções eficientes para questões ligadas ao meio ambiente, saneamento, urbanismo, transporte, habitação, gestão pública, entre outros. Poderemos, a título de exemplo, acompanhar as culturas agrícolas produzidas na cidade, visualizar os cadastros imobiliários e até realizar consultas de viabilidade para abertura de empresas”, explicou Mariana.
“Neste caso, a empresa contratada para realizar o Georreferenciamento (DRZ Geotecnologia e Consultoria LTDA – EPP, de Londrina) ainda está trabalhando na compilação dos dados. Mas já é possível acessar parte deles, como o mapa de 2022 do município”, explicou o chefe da Divisão de Habitação e Urbanismo, Algacir Bortolato.
Os interessados em atuar como voluntários na fase de testes do Agiliza Obra e também em conhecer o Georreferenciamento podem acessar as plataformas nos botões disponíveis na página da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, no site da Prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br/urbano).