Ação contra dengue retira 30 toneladas de lixo em pontos de descarte irregular

Publicado em: 14/03/2024 16:50 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

Nesta quarta e quinta-feira (13 e 14 de março), a Prefeitura realizou uma importante operação de limpeza em dois pontos críticos de descarte irregular de lixo e resíduos, como parte de um esforço conjunto das secretarias de Saúde, Obras e Serviços Públicos e de Meio Ambiente. A medida visa intensificar as ações de combate à dengue, eliminando criadouros do mosquito e, consequentemente, prevenindo a proliferação do transmissor da doença.

Segundo o supervisor do Programa de Combate às Endemias, Paulo Henrique Zago, no primeiro local, na Estrada dos Amores, entroncamento com a Canaã, próximo ao Jardim Cassidori, o cenário era impactante. “Havia muito lixo, tanto orgânico quanto reciclável, além de roupas, calçados, entulhos, móveis, restos de material de construção, eletrônicos, entre outros. Um sério problema para o meio ambiente e ameaça para a saúde pública”, descreveu.

Já no segundo ponto, na Rua Angelo Volpato no Residencial das Palmeiras, o destaque foram pneus. No total, a ação recolheu cerca de 30 toneladas de resíduos e eliminou quatro criadouros do mosquito. “É fundamental que a população se conscientize sobre a importância de descartar corretamente seus resíduos, utilizando os serviços de coleta e locais de destinação oferecidos pelo município, evitando danos ambientais, riscos à saúde, multas e outros transtornos”, alertou.

CONFIRA – Os cronogramas de coleta do lixo, tanto orgânico quanto reciclável, assim como os locais para destinação de cada tipo de resíduo, estão disponíveis para consulta no site do Município, com acesso pelo link: https://cianorte.my.canva.site/coleta-de-lixo.

FIQUE ATENTOAs penalidades para o descarte irregular estão previstas nas Leis Federais Nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, e Nº 9.605/1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente. Em Cianorte, denúncias podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal, por meio do site da Prefeitura (https://www.cianorte.pr.gov.br/pagina/ouvidoria-municipal); pela Secretaria de Meio Ambiente, através do telefone (3631-6152) ou WhatsApp (9 9145-8630) e, ainda, diretamente à Polícia Ambiental/Força Verde, pelo 3637-3439.

É importante que os flagrantes sejam registrados por imagens, como fotos ou vídeos, pois o documento visual é fundamental para a identificação do infrator. Um elemento que ajuda muito nesses casos são as placas de veículos. Com o autor identificado, o órgão responsável pela averiguação notifica e orienta sobre os procedimentos para regularização da situação que, dependendo da gravidade, pode resultar em auto de infração, multa, Boletim de Ocorrência até o encaminhamento ao Ministério Público.