Prefeitura abre inscrições para interessados em parar de fumar

Publicado em: 29/02/2024 16:32 | Fonte/Agência: Secretaria Municipal de Comunicação Social

A partir de março, a Secretaria Municipal de Saúde de Cianorte retoma os grupos gratuitos de combate ao tabagismo. Com a atuação de uma equipe multidisciplinar, o intuito é ajudar os participantes a abandonarem o vício, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Com a atuação de profissionais como farmacêutico, enfermeiro, nutricionista, psicólogo e assistente social, cada turma promove seis encontros, sendo uma vez por semana, em período noturno.

Interessados podem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para se inscrever; entrar em contato pelo WhatsApp (44) 99142-2199; ou preencher o formulário no site da Prefeitura (www.cianorte.pr.gov.br/saude), com acesso direto pelo link https://forms.gle/NtYHFGVnxB5x42Br7 . As inscrições permanecem abertas por tempo indeterminado, uma vez que no prazo de um mês e meio inicia-se nova turma.

“Como as reuniões são com aproximadamente dez pessoas, conseguimos estabelecer vínculos com os pacientes e apoiá-los individualmente. Dessa forma, podemos até realizar o acompanhamento medicamentoso, quando se faz necessário”, explicou a nutricionista, Milena Costa. “Um fato interessante é que a maioria dos participantes abandona o vício apenas com a abordagem em grupo e a terapia de reposição de nicotina, pela qual o SUS custeia os adesivos transdérmicos, que teriam um custo significativo, caso fossem comprados pelo próprio paciente em farmácia convencional”, completou o secretário da pasta, Neilson Etanio de Souza, reiterando o convite a quem deseja parar de fumar.